Mãe de dois filhos com doença rara nos rins vive dilema para realizar transplante

Tanto o filho quanto a filha de Sarah têm a mesma doença rara, e ela é uma doadora compatível para ambos. Mas terá de escolher apenas um para doar o órgão

Inglaterra – Os dois filhos de Sarah Bingham, de Northumberland, condado no norte da Inglaterra, possuem a mesma condição genética rara e precisam de um transplante de rim. A mãe é uma doadora compatível com ambos e agora enfrenta a tarefa impossível de escolher qual dos dois filhos receberá o seu rim. O pai, Darly, possui um tipo sanguíneo diferente, não sendo por isso um doador compatível.

O filho de Sarah, Noah, de 20 anos, e a filha Ariel, 16, sofrem de Nefronoftise, que causa inflamação e danos nos rins. Em uma entrevista à BBC, a mãe disse que seu rim irá para o filho que precisar primeiro, mas que seu instinto maternal é doar para os dois.

Segundo Bingham, o filho Noah realiza hemodiálise regularmente e se encontra “estável”, enquanto a filha Ariel piorou no último ano e provavelmente precisará realizar o transplante primeiro que o irmão.

Os filhos de Sarah Bingham, Noah e Ariel (Foto: Reprodução / BBC)

“As equipes médicas não pressionam porque você está se arriscando ao doar um rim. Você tem que tomar essa decisão sozinha, mas, obviamente, como mãe, quando você tem dois filhos que precisam de transplante de rim e esperava dar o seu rim a um deles, e de repente o outro também precisa de um, você sofre com este dilema”, afirmou a mãe.

Entenda a história

Em 2016, a jovem Ariel começou a se sentir constantemente cansada e sua fadiga foi inicialmente atribuída ao estresse. Depois de testes realizados na Royal Victoria Infirmary, centro de referência médica da cidade de Newcastle, ela foi diagnosticada com problemas renais. A mãe Sarah foi informada que seria a doadora adequada para filha quando chegasse a hora. No entanto, em 2019, o filho Noah, também foi diagnosticado com a mesma doença da irmã. O casal ainda tem um filho caçula que está sendo examinado para ver se também tem a doença.

Anúncio