Mulher descobre câncer raro no nariz e é salva por crânio impresso em 3D

Caso aconteceu no Reino Unido; molde ajudou cirurgiões a retiraram o tumor e reconstruírem partes afetadas do rosto

Reino Unido- Parecia ser apenas um resfriado na volta das férias. Mas exames revelaram que Alison Hough, uma britânica de 59 anos, estava com um raro tipo de câncer no nariz. Felizmente, a mulher teve a vida salva após médicos imprimirem um modelo em 3D do seu crânio.

(Foto: Freepik)

As informações sobre o caso são do tabloide britânico Daily Mail.

Os primeiros sintomas apareceram após Alison voltar de uma viagem para Tenerife, na Espanha, em 2016. Ela não conseguia respirar direito e se sentia exausta ao se alimentar.

O diagnóstico inicial foi de sinusite e, para o tratamento, foram indicados antibióticos e spray nasais. Mas, após exames adicionais, foi revelado que ela tinha um adenocarcinoma no nariz e que sua expectativa de vida era de apenas duas semanas, já que o tumor havia se espalhado pela cavidade cerebral.

A cirurgia envolveria toda a região craniofacial de Alison, vital para a respiração, movimento, visão, audição, olfato e paladar. Para planejar a remoção do tumor e reconstruir parte do rosto da paciente após a cirurgia, a saída encontrada pelos especialistas foi desenvolver um modelo 3D do crânio da paciente e imprimi-lo, técnica que havia acabado de ser adotada no hospital da Royal Stoke University.

O procedimento foi um sucesso, e Alison diz que agora vive a sua melhor vida. “Não há presentes suficientes que eu pudesse dar para agradecê-los. Eles me deram a chance de ver meus netos, ver minha filha se casar e estar lá”, ela conta em entrevista ao Daily Mail.

Alison está livre do câncer desde 2018. E uma pequena operação em seu lábio foi tudo que ela precisou para completar seu tratamento.

Anúncio