Mulher tem braços e pernas amputados após comer peixe mal passado

A bactéria é encontrada em espécies marinhas, mas também pode infectar peixes de rio

EUA – Um mulher sofreu uma grave infecção e teve quatro membros amputados na última quinta-feira (13), após comer uma tilápia mal cozida. Laura Barajas, de 40 anos, precisou passar pela amputação para evitar que a infecção causada pela bactéria Vibrio vulnificus avançasse pelo corpo.

(Foto: Divulgação)

De acordo com a campanha do GoFound Me, que tem buscado reunir dinheiro para ajudar a americana no tratamento, Laura comprou o peixe contaminado em um mercado local em San Jose, na Califórnia.

A bactéria é encontrada em espécies marinhas, mas também pode infectar peixes de rio. Normalmente é eliminada durante o cozimento dos alimentos quando é ingerida, pode levar a graves complicações como a de Laura.

“Ela pode causar febre, diarreia, cólicas abdominais, náuseas e vômitos. Em casos graves, pode levar à infecção generalizada e, em 60% dos casos, a lesões nas extremidades do corpo”, diz o Manual das Doenças Transmitidas por Alimentos, da Secretaria de Saúde de São Paulo.

Laura precisou ser colocada em como induzido após a bactéria se instalar em seu organismo e não responder ao tratamento. As pontas dos membros e lábios estavam pretos além do rim entrar em colapso, disse um amiga da paciente, em entrevista ao site KRON.

Os médicos optaram por amputar os membros  para evitar que a infecção se agravasse.