EUA – A Nasa mudou de ideia em relação a aposentar a espaçonave Osiris-Rex, que agora receberá um novo nome e será utilizada para estudar um asteroide gigantesco, que passará perto da Terra nos próximos anos.
Osiris-Apex será a nova alcunha do veículo, enviado anos atrás para coletar amostras de Bennu, um corpo celeste considerado extremamente perigoso pelos cientistas.
Ele agora fará a segunda missão, ao investigar Apophis, que passará pelo nosso planeta em 2029 e será o maior na história, com cerca de 300 m de diâmetro.
“Aprendemos muito em Bennu, mas agora temos ainda mais perguntas para o nosso próximo alvo”, disse Amy Simon, cientista projetista da missão, no comunicado de imprensa da agência espacial.
Espera-se que o asteroide passe a 32 mil quilômetros da superfície da Terra em 13 de abril de 2029, o que é mais próximo do que alguns satélites orbitam o planeta.
A Osiris-Apex chegará a Apophis no dia que ele estiver mais próximo da atmosfera, para assim coletar amostras de sedimentos que serão usados em estudos sobre se sua superfície muda ao chegar perto de um planeta.
No entanto, ele não pousará no meteoro. Além disso, antes de se aproximar, tirará fotos de sua trajetória.