Pompeo diz que China não é transparente e deve ser responsabilizada por Covid-19

“Os chineses são incapazes de aceitar críticas, de permitir que os repórteres façam perguntas que considerem desconfortáveis”, afirmou o secretário de Estado norte-americano

São Paulo – O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse que o Partido Comunista chinês deve ser responsabilizado pela disseminação da Covid-19. Em coletiva de imprensa na segunda-feira (6), Pompeo reforçou a longa demora para que os chineses entendessem as dimensões do surto de coronavírus no país e tomassem atitudes.

Para Mike Pompeo, o Partido Comunista chinês decidiu negar e esconder fatos sobre a Covid-19 por medo da reação do povo (Foto: Reprodução/Twitter)

“Eles são incapazes de serem transparentes, de aceitar críticas, de permitir que os repórteres façam perguntas que considerem desconfortáveis”, afirmou. “Ainda temos uma série de perguntas para fazer, como: quem era o paciente zero?”.

Pompeo disse ainda que o partido chinês decidiu negar e esconder fatos, por medo da reação do povo. “Eles resolveram negar a verdade básica, a verdade científica”.

Sobre à retirada das restrições de viagens, Pompeo disse que irá discutir com a União Europeia e até com o Brasil o momento certo disso acontecer. “O importante é mantermos a situação segura para todos os países”.

Anúncio