Escócia – Morreu nesta quinta-feira (8), aos 96 anos, a rainha Elizabeth II em sua residência em Balmoral, na Escócia, onde passava as férias de julho. A monarca mais idosa de todos os tempos reinou por 70 anos e se tornou um ícone da cultura britânica.
The Queen died peacefully at Balmoral this afternoon.
The King and The Queen Consort will remain at Balmoral this evening and will return to London tomorrow. pic.twitter.com/VfxpXro22W
— The Royal Family (@RoyalFamily) September 8, 2022
Na última quarta-feira (7), a monarca saiu de um de seus compromissos, com a recomendação médica de descansar. Segundo o comunicado, “após uma avaliação mais aprofundada esta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica”.
Conforme divulgação do Palácio de Buckingham, residência oficial da monarca no Reino Unido, na manhã desta quinta-feira, os filhos da rainha – o príncipe Charles, herdeiro do trono, Andrew, Anne e Edward, além de William e Harry, seus netos, foram convocados e se dirigiram à Escócia logo após o alerta sobre a saúde da rainha.
“London Bridge is down” é o código a ser usado em um restrito círculo de poder do Reino Unido após a morte da rainha. A primeira a ser avisada sobre o falecimento foi a primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss. Em seguida, os chefes de governo dos 15 países onde a Rainha ainda é chefe de Estado.
Jubileu de Platina
O Reino Unido celebrou no mês de junho deste ano o “Jubileu de Platina”, evento que marcou as comemorações dos 70 anos de reinado da monarca britânica Elizabeth II. A data foi declarada pelo Palácio de Buckingham como feriado de quatro dias e contou com festidades por todo o país.
Vida e reinado
Elizabeth Alexandra Mary, nasceu em Londres, em 21 de abril de 1926 e é a primeira filha do rei Jorge VI, que subiu ao trono em 1936 após a abdicação de seu irmão, o rei Eduardo VIII, sendo a terceira na linha de sucessão.
Em 1947 casou-se com Filipe Mountbatten, com quem teve quatro filhos e viveu durante 73 anos.
Criada para assumir o trono, Elizabeth chegou a atuar na Segunda Guerra Mundial. Ela tinha 25 anos quando o pai faleceu, em fevereiro de 1952, e se tornou a primeira monarcar feminina soberana da Casa de Windsor, Governadora Suprema da Igreja da Inglaterra e Comandante Suprema das Forças Armadas do Reino Unido.
Elizabeth foi a monarca mais idosa de todos os tempos, celebrando os jubileus de prata, ouro, diamante e platina, atingindo 70 anos de reinado. Sua competência e popularidade a tornou um dos ícones da cultura britânica.