Rover da Nasa faz registro único de pôr do sol em Marte; veja imagens

As fotos foram capturadas para uma nova pesquisa de nuvens realizada pelo dispositivo Curiosity da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço

Los Angeles – No dia 2 de fevereiro, o rover Curiosity, da Nasa, fez um registro único do pôr do sol de Marte. O dispositivo capturou a cena como parte da nova pesquisa de nuvens crepusculares, como são chamadas as formações noturnas.

As imagens capturaram o momento em que o sol desceu no horizonte e os raios de luz, que puderam ser claramente vistos, iluminaram o branco das nuvens. Enquanto a maioria das nuvens marcianas é feita de água e está a uma distância de 60 km da superfície do planeta, as novas fotos permitiram uma nova observação de nuvens mais altas, altitude especialmente fria, o que sugere que devem ser formadas por gelo de dióxido de carbono ou gelo seco.

Outra imagem espetacular captada pelo rover foi feita no dia 27 de janeiro, também durante o pôr do sol: a formação de uma “pena” por um conjunto de nuvens coloridas. Algumas nuvens, quando iluminadas pela luz do sol, podem reproduzir as cores do arco-íris que, neste caso, deixaram a “paisagem” ainda mais bonita.

Anúncio