Pequim – Uma imensa nuvem de areia cobriu casas, edifícios e fábricas, o que provocou contaminação e acidentes de trânsito na província de Gansu, noroeste da China, onde as tempestades de areia são frequentes durante este período do ano.
- Foto aérea mostra tempestade de areia ‘engolindo’ cidade no condado de Linze, na China. Foto: STR / CNS / AFP
- Névoa alaranjada é considerada prejudicial à saúde; governo de Pequim recomendou que pessoas com problemas respiratórios evitem sair de casa. Foto: Reprodução/Thomas Peter
- As tempestades de areia no país geralmente procedem do deserto de Gobi; governo tenta frear fenômeno com reflorestamento. Foto: STR / CNS / AFP
Impressionantes imagens aéreas da nuvem, registradas no domingo, 25, foram observada no condado de Linze. O canal estatal CCTV informou sobre vários acidentes provocados pela pouca visibilidade, consequência do fenômeno climático.
Os meteorologistas pediram aos moradores que permaneçam em suas casas, com as janelas fechadas porque outros fenômenos similares estavam previstos para esta terça-feira, 27. As tempestades de areia no país geralmente procedem do deserto de Gobi, situado entre a China e a Mongólia.
Em março, uma delas atingiu Pequim. O céu ficou alaranjado, a poluição atmosférica disparou e as companhias aéreas foram obrigadas a cancelar centenas de voos.