Trump deve anunciar taxas de 25% sobre aço e alumínio nesta segunda-feira

O Brasil será um dos países mais afetados, com taxas que podem impactar US$ 6 bilhões em vendas

EUA – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que anunciará nesta segunda-feira (10), tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio para o país, que se somariam às tarifas existente sobre metais. O Brasil será um dos países mais afetados, com taxas que podem impactar US$ 6 bilhões em vendas, ao lado de Coreia do Sul, México e Canadá.

(Foto: Reprodução Instagram @reladonaldtrump)

Em entrevista, Trump informou que anunciará tarifas recíprocas na terça (11) ou quarta-feira que entrarão em vigor quase imediatamente. Ele disse ainda que os EUA igualarão as taxas cobradas por outros países e que isso se aplicará a todos.

“De forma muito simples, se eles nos cobrarem, nós os cobraremos disse Trump sobre o plano de tarifas recíprocas.

Durante seu primeiro mandato, Trump impôs tarifas de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio, mas depois  concedeu a vários parceiros comerciais cotas isentas de impostos, incluindo o Canadá, México e Brasil.

Cerca de 25% do aço usado no país é importado, sendo a maior parte proveniente de países vizinhos, como México e Canadá, ou de aliados na Ásia. Além disso, metade do alumínio utilizado no país também é importado, principalmente do Canadá.