VÍDEO: chuva de um ano em um dia causa estragos e alagamentos em Dubai

A tempestade causou inundações generalizada, interrupções em viagens e muitos estragos por todo o país

Dubai – Dois dias após uma tempestade recorde, Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, tenta voltar ao normal, nesta quinta-feira (18). Na terça-feira (16), foi registrada a maior chuva em 75 anos sendo 120mm em 24 horas, um volume equivalente à chuva esperada para o ano todo na cidade.

(Foto: Reprodução)

A tempestade causou inundações generalizada, interrupções em viagens e muitos estragos por todo o país. Os níveis recordes de chuva também paralisaram Omã, país vizinho, onde pelo menos 18 pessoas morreram.

Ainda não se sabe ao certo o principal motivo da tempestade. Porém, existem muitas especulações. Países como os Emirados Árabes, Omã e Arábia Saudita utilizam um processo chamado semeadura de nuvens, que usa aviões ou helicópteros para pulverizar agentes químicos nas nuvens, o que resulta na condensação dessas nuvens e eventualmente causa chuvas

A Associated Press informou que as chuvas podem ter sido acentuadas por conta desses processo artificial, que foi realizada antes da tempestade.

Porém, de acordo com o The National News, dos Emirados Árabes, a semeadura de nuvens nunca teria resultado nas fortes chuvas que caíram em todo o país.

Um porta-voz do Centro Nacional de Meteorologia dos Emirados Árabes reforçou que era impossível vincular as operações de semeadura de nuvens à tempestade.

Especialista acreditam que mesmo que o país não tivesse realizado as intervenções, as chuvas extremas aconteceriam. No entanto, órgão ainda está estudando situação.

Ao The New York Times, especialistas também disseram que o dilúvio foi provavelmente o resultado de um fenômeno climático regular sobrecarregado pelas mudanças climáticas.

Veja vídeo: