Estados Unidos- Uma fabricante de transportes elétricos dos Estados Unidos divulgou imagens de um veículo, que ela diz ser o primeiro “carro voador” do mundo, sobrevoando um carro durante testes em uma via pública na Califórnia.

(Foto: Divulgação/Alef Aeronautics)
O vídeo, publicado com uma nota à imprensa na última quarta-feira (19), mostra o protótipo da empresa, um veículo preto, decolando verticalmente. Ele se estabiliza no ar por alguns segundos e, em seguida, sobrevoa um SUV que está estacionado na rua antes de retornar ao solo. O voo dura cerca de 30 segundos.
Outras imagens divulgadas pela montadora mostram o protótipo sobrevoando um segundo veículo, desta vez em uma zona rural. O carro também leva cerca de 30 segundos para pousar depois da decolagem.
“Embora existam vídeos anteriores de carros dirigindo e usando uma pista para decolar, vídeos de voos cativos e táxis voadores eVTOL decolando, este é o primeiro vídeo divulgado publicamente de um carro dirigindo e decolando verticalmente”, diz o comunicado.
Na nota à imprensa, a Alef Aeronautic também diz que a demonstração foi realizada em uma estrada devidamente fechada, longe de pessoas “sob ou perto da rota de voo”, e concluída sem nenhum incidente.
O veículo em questão é chamado de Modelo Zero. O site da empresa diz que ele é totalmente elétrico, pode ser dirigido em vias públicas e tem capacidade tanto de decolagem quanto de pouso vertical.
Veja vídeo: