Vídeo: turista filma momento em que é atingido por avalanche no Quirguistão

Harry Shimmin e outras nove pessoas estavam na região de Tian Shan quando uma enorme quantidade de neve desceu a montanha

Tian Shan – Um homem publicou no Instagram neste final de semana um vídeo do momento em que uma avalanche o atingiu na cadeia montanhosa de Tian Shan, no Quirguistão. A gravação, que ultrapassou os 14 milhões de visualizações e mostra a enorme quantidade de neve descendo centenas de metros em poucos segundos.

Segundo Harry Shimmin, autor do vídeo, ele e outras nove pessoas estavam caminhando pela região. Em determinado momento, ele se separou do grupo e foi andando em outra direção, quando ouviu um grande barulho do gelo se partindo no topo da montanha.

Shimmin então decidiu começar a gravação, que tem pouco menos de um minuto. O curto espaço de tempo foi suficiente para o gelo, que estava há centenas de metros, chegar violentamente no turista.

Nas redes sociais, Shimmin afirmou que estava na região há alguns minutos, então havia identificado um lugar onde poderia tentar se abrigar da enorme massa de neve que desceu a montanha. Segundo o turista, ele pensou que poderia morrer.

“Deixei para me mexer no último segundo, e sim, sei que teria sido mais seguro se tivesse me movido antes. Estou bem ciente do grande risco que passei. Me senti no controle, mas sem considerar o momento em que a neve chegou e tudo ficou escuro e difícil de respirar, estava coberto [de neve] e achei que morreria.”

Logo após o susto da avalanche, Shimmin percebeu que estava coberto por uma pequena camada de neve, e sem qualquer lesão. O turista voltou para perto do grupo, onde viu duas pessoas feridas, mas sem gravidade.

“O grupo todo estava rindo e chorando, felizes por estarmos vivos. Foi quando percebemos como fomos sortudos”, conclui Shimmin.

 

 

View this post on Instagram

 

Uma publicação partilhada por Harry Shimmin (@harryshimmin)

Anúncio