VÍDEOS: iceberg gigante do tamanho de São Paulo se desprende na Antártica

Iceberg se desprendeu de uma área próxima a uma estação científica do Reino Unido

Antártica – Um vídeo mostra o momento em que um iceberg com tamanho equivalente à área da cidade de São Paulo se desprendeu de uma plataforma de gelo. De acordo com a agência de notícias AFP, o bloco de gelo se desprendeu no último domingo (22) de uma área próxima a uma estação científica do Reino Unido na Antártica.

(Foto; Reprodução – Corpenicus)

O British Antarctic Survey (BAS), um órgão que estuda as regiões polares, afirmou que apesar de a região estar ameaçada pelo aquecimento global, o desprendimento não está relacionada à mudança climática.

O BAS também detalhou que o iceberg tem 1.550 km² e acidade de SP tem cerca de 1.520 km² se desprendeu da banquisa entre 16h e 17h (horário de Brasília) de domingo, depois que a maré forte aumentou a fenda que já existia na plataforma de gelo.

A imprensa BBC informou que há 21 funcionários na estação britânica mantendo a base realizando operações. Eles não estão em perigo e continuarão os trabalhos até o início do próximo mês.

Há dois anos, outro iceberg de tamanho similar já havia se desprendido nessa mesma região, batizada de plataforma de gelo Brunt, onde está localizada a base científica britânica Halley VI.

Veja vídeos (Imagens: British Antarctic Survey (BAS)/Divulgação):

Anúncio