VÍDEOS: interior de submarino desaparecido é revelado e impressiona

 Os vídeos mostram uma estrutura metálica apertada e quase sem janelas

Canadá – O desaparecimento do submarino Titan que visitava os destroços do Titanic gerou muita repercussão nas redes. Muitos questionamentos começaram a surgir entre os comentários desejando que os tripulantes sejam encontrados vivos. Usuários da internet começaram a buscar vídeos do interior da embarcação e as imagens encontradas não agradaram a grande maioria.

(Foto: Reprodução – @FnpMarieOH)

Os vídeos promocionais, divulgados pela empresa e disponíveis em jornais internacionais, mostram uma estrutura metálica apertada e quase sem janelas.

A embarcação foi projetada para ser pilotada  por meio de uma manete que lembra um controle de video game e equipada com componentes simples. No vídeo gravado para a CBC de Newfoundland há cerca de dez meses, Stockton Rush mostrou detalhes do interior do submarino.

“Só temos um botão, é isso. Deveria ser como um elevador, não exigir muita habilidade”, disse Stockton Rush, CEO da OceanGate Expeditions, que realiza muitas das expedições.

A estrutura também conta com várias telas e algum equipamento de câmera, já que a única janela do submarino está presente na parte de trás, no suposto “banheiro”, que é basicamente uma vasilha improvisada.

Segundo o repórter David Pogue, que pôde visitar o Titan com a CBS News, o compartimento principal da embarcação tem espaço equivalente ao de uma minivan. O interior realmente só pode acomodar cerca de cinco pessoas, sentadas, de pernas cruzadas, sem muita movimentação.

O submergível turístico com cinco pessoas que ia em direção aos destroços do Titanic teria entre 50 e 76 horas a mais de oxigênio disponível na manhã desta terça-feira (20), considerando uma estimativa da Guarda Costeira dos Estados Unidos. O submarino desapareceu no domingo (18) e tem entre seus passageiros o empresário Shahzada Dawood e seu filho Suleman e o bilionário britânico Hamish Harding, explorador e especialista no navio que afundou em 1912. As informações são da BBC.

As buscas para encontrar o veículo continuam e as equipes de resgate dos Estados Unidos e do Canadá correm contra o tempo devido ao prazo exíguo de duração do oxigênio.

Veja vídeos: