VÍDEOS: tempestade atinge a Argentina com ventos de 180 km/h e causa mortes

Há centenas de postes e árvores caídos, e mais de 400 mil consumidores estão sem energia elétrica desde a noite de sábado

Argentina- Uma forte tempestade atingiu parte do território da Argentina entre a noite de sábado (16) e a madrugada deste domingo (17), deixando um rastro de destruição, além de pessoas mortas e feridas.

(Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Na cidade de Bahía Blanca, ao sul da província de Buenos Aires, os ventos chegaram a 180 km/h. O telhado de um clube onde acontecia um torneio de skate desabou, matando pelo menos 13 pessoas, inclusive uma criança, segundo o jornal Clarín.

O prefeito da cidade, Federico Susbielles, classificou a tempestade como “devastadora” e lamentou as “consequências dolorosas”. Nesta manhã, ele afirmou que ainda havia riscos e pediu à população que ficasse em casa. O presidente Javier Milei viajará hoje a Bahía Blanca.

Na capital, Buenos Aires, parte do cenário de uma festa que acontecia no Hipódromo de Palermo desabou, deixando pelo menos 15 pessoas feridas.

As rajadas de vento na cidade superaram os 140 km/h e derrubaram mais de 360 árvores. Segundo a emissora de TV C5N, cerca de 400 mil consumidores estavam sem energia elétrica.

“Na cidade de Buenos Aires aconteceu algo visto poucas vezes”, descreveu a situação um jornalista da C5N.

Os serviços de emergência portenhos haviam recebido 544 ligações até as 9h deste domingo — o pior momento da tempestade foi por volta das 3h30.

Os bombeiros tiveram que resgatar pessoas que ficaram presas em casas e carros destruídos por árvores que caíram.

Durante a madrugada, um avião que estava estacionado no Aeroparque Jorge Newbery, próximo ao bairro de Parlemo, foi arrastado pelo vento.

A administradora do aeroporto informou que 32 chegadas e 40 partidas haviam sido canceladas de manhã, e outros 12 voos foram desviados.

Veja vídeos:

Anúncio