Arthur veste roupa de gari e inicia mutirão da limpeza como prefeito de Manaus

Logo após a cerimônia de posse, Arthur ordenou o início imediato da coleta de lixo na cidade. O prefeito chamou um dos condutores de carro coletor e determinou-lhe a tarefa.

Manaus – Um mutirão de limpeza foi a primeira ordem de serviço do prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), na noite desta terça-feira (1º), logo após assumir o cargo. Em um palco montado no estacionamento da prefeitura, na zona oeste de Manaus, Arthur trocou o paletó pelo uniforme de gari municipal e anunciou para mais de 500 funcionários da limpeza pública o início do mutirão.

“Isso não é demagogia. Quem quiser que me chame de prefeito gari. Isso é o simbolismo de que vamos estar nas ruas limpando a cidade. De praxe, o prefeito começa a trabalhar no dia 2, mas vamos iniciar hoje (ontem). Eu vou antecipar para mostrar que eu não estou aqui a passeio. Vou mostrar que tipo de governo que eu estou querendo fazer. Essa é a maturidade que eu tenho que ter nessa altura da vida. Vamos transformar essa cidade em uma Manaus mais feliz. Uma Manaus mais feliz é o que queremos ”, disse Arthur.

Depois do breve discurso, Arthur e o secretário de Limpeza Pública, Paulo Ricardo Rocha Farias, embarcaram em caminhão da coleta de lixo e foram seguidos pela frota de coletores de lixo e tratores. O veículo que levava Arthur parou em uma rua nas proximidades da prefeitura, onde havia muito entulho. Arthur desembarcou e cumprimentou moradores. Os outros carros da coleta, tratores, caçambas e garis seguiram para outros pontos de Manaus.

“Hoje estamos de paletó, mas a partir de amanhã vamos arregaçar as mangas e mostrar nosso trabalho”, disse o vice-prefeito e secretário de Obras e Habitação, Hissa Abrahão (PPS).

O anúncio do mutirão faz parte das ações do plano dos primeiros 15 dias anunciados por Arthur para organizar a cidade. “Em 15 dias, a cidade vai ter a cidade da nossa gestão. A cidade precisa de ordem e nós vamos trabalhar para garantir essa ordem”, disse Arthur, em entrevista após dar posse aos secretários.

Nesta quarta pela manhã, Arthur e 500 garis iniciam a capinação de bairros da zona leste da cidade. Dentro das ações dos primeiros 15 dias vai haver obras de ‘tapa-burracos’, o conserto de calçadas e meios-fios, reparos na iluminação pública e poda de árvore. O prefeito também anunciou que nos próximos dias vai fazer intervenções no trânsito para aumentar o tempo de velocidade do ônibus. Ele prometeu estender o atendimento nas Unidades Básica de Saúde até às 22h.

Chave

Ao chegar à prefeitura, Arthur foi recebido pelo ex-prefeito Amazonino Mendes (PDT). No gabinete, Amazonino entregou a ‘chave da cidade’ simbolizando que a partir de agora Arthur é o responsável pelo município. A transmissão de cargo durou poucos minutos. Amazonino não falou à imprensa e Arthur seguiu para o auditório para dar posse aos novos secretários municipais.

Anúncio