Ato pacífico vai pedir reabertura da Biblioteca Pública

Manifestação está marcada para segunda-feira e terá direito à abraço simbólico no prédio, que está fechado há cinco anos para reforma.

Manaus – Bibliotecários e estudantes prometem realizar, na próxima segunda-feira (16), às 8h, um abraço simbólico  em torno da biblioteca Pública do Amazonas, fechada há 5 anos para reforma.

O ato público foi organizado por membros do grupo do Facebook “Abre Biblioteca Amazonas”, que já conta com quatro mil membros. O objetivo é sensibilizar o Governo do Estado quanto à importância da reabertura da casa de leitura para a sociedade amazonense.

A bibliotecária e integrante da mobilização Soraia Magalhães, 45, conta a importância da reabertura da biblioteca, que ela frequenta deste os 13 anos. “Estudei e trabalhei por anos nela, para mim tem um valor sentimental e quero que outras crianças tenham a oportunidade que tive de obter conhecimento gratuitamente”, afirmou.

No dia da manifestação, que será pacífica, os organizadores do ato recolherão assinaturas para anexar às outras 1.200 já existentes em uma petição pública na internet. A meta é entregar o documento ao governador do Estado, Omar Aziz, nos próximos dias.

O secretário de Estado da Cultura, Robério Braga, declarou que a reforma interna da biblioteca  já está pronta, mas aguarda apenas os reparos no telhado. “A Secretaria de Infraestrutura do Estado é que está responsável pela última parte da obra. Assim que ela nos entregar faremos a reinauguração logo em seguida”, garantiu.

A assessoria da Seinfra explicou que as telhas da biblioteca são de fabricação antiga e, por este motivo, foi feito um pedido de molde para que fossem fabricadas telhas idênticas às da biblioteca. Ainda não há previsão para a chegada das telhas, diz a Seinfra.

 

Anúncio