Biblioteca Virtual Universitária 3.0 traz personalização e interatividade

A terceira edição conta com um acervo de mais de 1.800 livros, disponíveis para instituições de ensino de todo o País com acesso em tablets e compartilhamento em mídias sociais

São Paulo – A nova edição da Biblioteca Virtual Universitária (BVU), solução educacional exclusiva da Pearson Brasil – pertencente ao grupo britânico Pearson, com atuação em mais de 70 países e líder em soluções educacionais e editoriais – foi lançada para mais de 100 instituições educacionais.

A Biblioteca Virtual 3.0 traz novidades como a organização personalizada de obras em “estantes virtuais” e recursos de anotações eletrônicas que permitem gravar comentários no perfil do usuário, por meio de login e senha de acesso. Desta forma, cada um poderá selecionar e registrar separadamente os livros de interesse, e ainda fazer uso de uma ferramenta de anotações eletrônicas que permitem não só gravar comentários nos livros, como também compartilhar em redes sociais e email.

Além disso, tablets que utilizam os sistemas operacionais Android ou iOS poderão navegar na nova plataforma, que também contará com a integração de recursos multimídia das editoras parceiras, trazendo mais interatividade e tornando o conteúdo mais rico, didático e completo, contando com melhorias no sistema de leitura que adotam diferentes níveis de zoom.

Considerada referência no mercado editorial, o conteúdo das 12 editoras parceiras, gerido pela Pearson Brasil, é formado por mais de 1.800 livros que cobrem mais de 40 áreas de conhecimento. Instituições de ensino superior, como Estácio de Sá, Universidade Norte do Paraná (Unopar), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Fundação Getúlio Vargas (FGV), ESPM, entre outras, disponibilizam acesso ao acervo digital da Biblioteca Virtual para seus alunos e professores.

A novidade também conta com a parceria da Digital Pages, empresa responsável pelo desenvolvimento tecnológico da Biblioteca Virtual Universitária desde sua segunda edição. Alinhada à preocupação da Pearson em atender as necessidades dos estudantes, a empresa desenvolveu diferentes recursos para aumentar a interatividade do estudante com a plataforma na versão 3.0.

Referência no Brasil e no exterior

De acordo com Laércio Dona, diretor de Negócios para Ensino Superior e Idiomas da Pearson Brasil, durante o ano de 2011, mais de 2 milhões de usuários acessaram a Biblioteca Virtual da Pearson. “A solução foi desenvolvida para atender as necessidades da comunidade acadêmica brasileira, tornando-se referência com um know-how que já inspirou a criação de uma solução semelhante no México, além de ter despertado o interesse de outros países onde há atuação do grupo internacional Pearson”, explica o executivo. 
Atualmente, a BVU oferece acesso a livros de diversas áreas como Administração, Marketing, Engenharia, Economia, Direito, Letras, História, Geografia, Jornalismo, Computação, Educação, Medicina, Enfermagem, Psicologia, Psiquiatria, Gastronomia, Turismo e outras para os alunos e professores das instituições que adquirem o serviço diretamente da Pearson Brasil, que é responsável pelo desenvolvimento e gestão do acervo. Já as editoras parceiras, Casa do Psicólogo, Companhia das Letras, Editora Ática, Editora Contexto, Martins Fontes, Editora IBPEX, Editora Rideel, Editora Scipione, Jaypee Brothers, Manole, Papirus e UCS disponibilizam suas obras e, agora, conteúdos multimídia.

Benefícios

Com a Biblioteca Virtual, o estudante pode ler os livros indicados pela universidade de qualquer lugar em que esteja conectado à internet, imprimir até 50% das obras com valores de fotocópia e obter descontos de até 40% na compra dos títulos impressos. 

Para a instituição, os benefícios estão na redução do valor investido na compra de acervo para a biblioteca física, aquisição de centenas de títulos das bibliografias básicas e complementares, segurança contra fotocópias ou replicações ilegais e oferecimento de número ilimitado de acessos simultâneos, já que o sistema é hospedado e gerido pela Pearson Brasil.

 

Anúncio