Celebração de Corpus Christi reúne 80 mil fieis em Manaus

O tema da celebração deste ano, segundo o bispo auxiliar, Dom Mário Antônio, foi “Cristo – pão da irmandade. Cristo – pão da libertação” 

Manaus – O tempo chuvoso e a Copa do Mundo não afastaram os 80 mil fiéis da Igreja Católica que compareceram ao Centro de Manaus, nesta quinta-feira (19), para celebrar Corpus Christi, conforme estimativa da Polícia Militar. Algumas vias da região precisaram ser temporariamente interditadas para a festa, que terminou com uma missa campal na Avenida Eduardo Ribeiro.

O tema da celebração deste ano, de acordo com o bispo auxiliar de Manaus, Dom Mário Antônio da Silva, foi “Cristo – pão da irmandade. Cristo – pão da libertação” e tem por objetivo exaltar a força do sacramento da eucaristia, além da importância de amar e servir a Jesus.

“Estamos no auge da Campanha da Fraternidade e a eucaristia nos convoca a lutar contra o tráfico humano, o tráfico de drogas e contra todo o tipo de violência. Não fizemos uma projeção de quantas pessoas virão hoje, mas estou feliz de ver que temos muitos fiéis, mesmo com a Copa do Mundo acontecendo”, ressaltou o bispo auxiliar.

A celebração atraiu fiéis de várias paróquias de Manaus, de todas as idades. A dona de casa Terezinha Nunes, de 60 anos, vem todos os anos para a festa e acredita que celebrar o corpo de Cristo é uma espécie de alimento para a alma. “Para mim, Corpus Christi significa Cristo consagrado na hóstia e nos alimentamos espiritualmente”, disse.

O coordenador do grupo de jovens da Paróquia de São Bento, Hugo Rafael do Amaral, 19 anos, destaca a importância de se doar ao próximo e de estar em comunhão com Jesus. Amaral faz parte de um grupo de jovens que vendei água e refrigerante por uma causa nobre. “Temos o sonho de ir para a próxima Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá na Polônia. O objetivo do nosso grupo é de enviar jovens missionários para evangelizar em diversas partes do mundo. Esse grupo nasceu na região Sul do País e é o primeiro a se instalar no Norte”, revelou Amaral.

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) alterou o trânsito no Centro durante celebração de Corpus Christi. Cerca de 25 agentes monitoraram a movimentação dos  fiéis, posicionados em postos fixos, em viaturas e motos. Os agentes acompanharam o trajeto da procissão para dar segurança aos pedestres e orientar condutores a desviar do público.

A procissão saiu da Igreja da Matriz às 16h30 em ponto, seguiu pela Sete de Setembro e entrou na Avenida Joaquim Nabuco. O cortejo fez uma parada em frente ao Hospital Beneficente Portuguesa, onde foi feita uma prece aos enfermos internados no complexo. Segundo o Manaustrans, não houve necessidade de interromper o fluxo de veículos antes da procissão. As interdições ocorreram somente durante a passagem do público, deixando o trânsito liberado logo em seguida.

Anúncio