Concessionária de energia descarta pico de consumo durante a Copa em Manaus

Na semana de abertura do Mundial, várias áreas da cidade foram afetadas com interrupções no fornecimento.

Manaus – Mesmo com as constantes interrupções no fornecimento de energia ocorridas em Manaus em diversos pontos das regiões oeste, centro-sul e norte, a Eletrobras Amazonas Energia informou que não são esperados grandes picos de consumo durante os jogos do Brasil e que a concessionária está pronta para lidar com possíveis incidentes.

De acordo com nota da empresa, com base no histórico de consumo durante a Copa das Confederações, “em geral, jogos da Seleção Brasileira realizam um consumo de energia menor que um domingo típico, onde a carga é menor que durante a semana. Nos dias de jogos do Brasil, há uma variação considerada normal durante o jogo e o intervalo, mas que não oferece riscos”, informa a nota. O consumo, considerado ‘típico’, no entanto, não foi informado pela concesionária.

No ano passado, o pico de consumo em Manaus aconteceu em setembro, quando foi atingida a marca de 1.356 megawatts por hora (MWh). Naquele ano, a média de consumo foi de 1.000 MWh.

Nem a possibilidade de Manaus receber 177 mil turistas no período da Copa, sendo 29 mil estrangeiros, alterou a confiança da fornecedora quanto à suficiência na prestação do serviço e o foco do planejamento de contingência, divulgado em maio, é o fornecimento para a Arena da Amazônia.

“Para suprir à Arena da Amazônia, a distribuidora de energia elétrica construiu dois circuitos exclusivos, com redundância, tendo unicamente o estádio conectado à nova rede elétrica. Essas novas redes foram concluídas e os alimentadores são provenientes das subestações Redenção e Seringal Mirim (em 69 kV)”, informou em nota.

Questionada sobre a possibilidade de interrupção no restante da cidade no período, a empresa preferiu não responder.

Em caso de interrupção, o consumidor pode reclamar no telefone 0800-701-3001.

Anúncio