Crianças e adolescentes com autismo ganham instituto especializado

Pais e voluntários da entidade relataram que ainda enfrentam muitas dificuldades em encontrar tratamento adequado.

Manaus – Com a capacidade para atender 40 crianças e adolescentes autistas por semana, o Instituto Autismo no Amazonas foi inaugurado nesta quarta-feira (30), em Manaus, e vai contar com uma equipe multidisciplinar formada de médicos, enfermeiros, psicopedagogos, dentistas e professores de educação física.

Não há números oficiais, mas a estimativa é que existam 20 mil autistas em todo o Amazonas. “Sabemos que 1% da população é autista e sabemos que os pais enfrentam muitas dificuldades para conseguir atendimento para seus filhos, principalmente nas escolas”, disse o presidente da entidade, Joaquim Melo.

A inauguração do instituto contou com a participação do governador em exercício José Melo, que reafirmou o compromisso do governo do Estado em ajudar as crianças especiais.

“Esta instituição é de utilidade pública. Esse tipo de trabalho é importante. Essas crianças precisam de um trabalho diferenciado e essa instituição já está com a documentação necessária para participar do Fundo de Promoção Social, que irá dar um apoio financeiro”, disse.

Para a vice-diretora do instituto Virgínia Barros, que tem um filho autista de 9 anos, ter um lugar para atender crianças autistas é muito importante para o desenvolvimento deles. “Os atendimentos voltados para crianças autistas são muito caros. E aqui, eles vão ter a oportunidade de fazer esses tratamentos com uma equipe preocupada em ajudá-los”, afirmou. 

Pais e voluntários da entidade relataram que ainda enfrentam muitas dificuldades em encontrar tratamento adequado para as crianças autistas no Amazonas. “Já temos mais de 300 famílias inscritas aqui no instituto. É um trabalho constante, incansável”, disse a pedagoga Daniele Farias, 31, que tem um filho de 4 anos com autismo.

A instituição está instalada na Rua Coronel Brito, 321, Conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, zona centro-oeste e conta com a participação de pais e voluntários para manutenção das despesas. 

O Instituto Autismo no Amazonas está precisando de ajuda para mobiliar a sede e também de itens para terapia das crianças e adolescentes autistas, além de material de limpeza. Mais informações pelos telefones  8116-7415 e 9164-2776.  

Anúncio