Manaus – O pré-candidato ao governo do Estado senador Eduardo Braga (PMDB) e a deputada estadual, Rebecca Garcia (PP) confirmaram, nesta segunda-feira (16) que no último domingo, dia 15, se reuniram para conversar sobre possível pré-candidatura da parlamentar como vice na chapa do senador. Braga admitiu que a deputada é um “bom nome” para a disputa, mas disse que não há nada definido ainda.
O senador fez a declaração na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), onde se reuniu nessa segunda, para conversar sobre situação do varejo no Amazonas, planejamentos estratégicos da Região Metropolitana, infraestrutura, energia elétrica e votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que trata da prorrogação da Zona Franca de Manaus (ZFM).
Questionado se Rebecca seria o nome que preencheria a vaga, ainda vazia, de vice na disputa majoritária, Braga admitiu que teve “uma conversa inicial” com a deputada.
“Conversei com a Rebecca, ontem (domingo). Tivemos uma conversa, eu, Rebecca e o pai da Rebecca, o Chiquinho Garcia que é amigo da minha família há muitos anos, mas foi uma conversa inicial. Não há nada definido. Temos 11 partidos na nossa aliança e esses 11 partidos estão conversando conosco a composição da bancada majoritária”, disse.
Procurada para falar sobre o assunto, Rebecca disse que iniciou um momento de conversas com todos os partidos, porque precisa viabilizar sua candidatura e do seu partido.
“Já tínhamos conversado com o PSDB nacional, com o Aécio, que estaríamos no palanque dele, mas estou percebendo que o PSDB, aqui no Amazonas, não tem interesse nesse palanque. Não sei porque e eu preciso viabilizar minha candidatura e do meu partido. Precisamos sobreviver nesse ‘jogo’ que estão fazendo. Então, eu disse que a partir de agora eu conversaria com os partidos, incluindo o PMDB. Faremos o que for melhor para o partido”, disse a deputada.
Rebecca disse que, ainda esta semana, se reunirá novamente com Eduardo Braga.
Senado vota PEC da Zona Franca no início de julho
A votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prorroga por mais 50 anos os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM), também foi pauta na reunião desta segunda-feira na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
O senador Eduardo Braga, que é o relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça no Senado Federal, onde deverá ser votada em dois turnos, disse que a PEC será votada na primeira semana de julho.
Braga afirmou, ainda, que a proposta será votada com mais facilidade no Senado. Lembrando que a proposta passou por dificuldades para ser votada na Câmara dos Deputados. “Queremos votar os dois turnos num dia só. Isso depende de acordo com os líderes”, enfatizou.