Em Manaus, presas tiram foto na cadeia para postar no Facebook

Um dos perfis mais usados é da presidiária Aline Fontoura Silva, de 22 anos. Ela foi presa em abril deste ano por tráfico de drogas e postou fotos entre 5 de junho e 4 de julho.

Manaus – Um grupo de pelo menos dez detentas da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro, usa com frequência celulares dentro da unidade prisional para postar fotos em perfis na rede social Facebook.

Um dos perfis mais usados é da presidiária Aline Fontoura Silva, de 22 anos. Ela foi presa em abril deste ano por tráfico de drogas. As fotos foram postadas entre 5 de junho e 4 de julho. No última quinta-feira, foi postada no perfil da detenta uma foto onde ela parece ao lado de outra presa sorridente.

Nos registros das imagens, constam que elas são postadas durante todo o dia, no entanto, o acesso mais frequente ocorre durante a madrugada. Em um dos posts, Aline cumprimenta os amigos ‘Boau’ ‘madru’ a todos’.

O Portal D24AM encontrou no perfil das presas, dezenas de fotos postadas que exibem diferentes ângulos e áreas da penitenciária, tanto dentro das celas quanto da área de lazer da unidade.

Em uma outra foto, Aline exibe as unhas e cita que, apesar de estarem presas, têm a própria manicure.
Em uma outra foto, a presa aparece sozinha exibindo um cigarro. Um total de 43 pessoas curtiram as imagens e outras 32 comentaram, incluindo Aline. A detenta foi identificada por policiais da Rocam como ‘Patroa’ da Vidal.

Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça de Direitos Humanos (Sejus) informou que, após analisar as informações do caso das fotos de detentas em redes sociais, será instaurado um conselho disciplinar presidido pelo diretor da Unidade Prisional para apurar a situação. Se condenadas, as detentas podem pegar punição de até 30 dias no isolamento por cometer falta grave.

A Sejus apurou ainda, que as fotos foram tiradas no período de 6 de abril a 3 junho de 2013, tendo em vista que uma das detentas que aparece nas fotos, Aline Silva, deu entrada no sistema penitenciário no dia 6 de abril de 2013 e outra interna que também aparece nas fotos, Ana Carolina Almeida, foi posta em liberdade por meio de alvará de soltura no dia 3 de junho deste ano. 

A Sejus informa ainda que, a partir do mês de agosto, o sistema de bloqueadores de celulares estará funcionando em todo o complexo da Raimundo Vidal Pessoa, objetivando qualquer possibilidade de uso de celulares pela população carcerária, paralelo a essa medida o enrijecimento das regras e das normas internas, bem como as revista minuciosas dos familiares das detentas será mantido.

Anúncio