Em Manaus, viaturas são flagradas fazendo a ronda com as câmeras viradas

Alguns policiais do Ronda no Bairro estão desligando as câmeras que filmam as ocorrências. O comandante da PM, coronel Almir David, pede que a população denuncie viaturas.

Manaus – O comandante da Polícia Militar (PM), coronel Almir David, está convocando a população a denunciar as viaturas do Ronda no Bairro que estejam com a câmera superior do veículo virada para cima ou para baixo. O equipamento deve estar sempre posicionado para frente, para que o Centro Integrado de Operação de Segurança (Ciops) acompanhe o percurso e a abordagem de suspeitos em tempo real.

Almir David informou que três viaturas da zona norte já foram detectadas com o equipamento mal posicionado e, segundo ele, a polícia está trabalhando para corrigir as falhas do programa. “Chamamos todos os PMs dessas viaturas para averiguação e chegamos à conclusão de que o problema foi técnico”. O coronel explicou que as câmeras se movimentam por conta da trepidação do veículo.

Entretanto, David não descartou a possibilidade dos policiais manipularem os equipamentos. “Pode ser que alguns façam de propósito, mas a PM ainda não identificou, e se confirmarmos essa informação, imediatamente denunciaremos para a Corregedoria, pois isso é crime”, alertou.

Segundo ele, a própria comunidade tem denunciado o problema.  “Nossos maiores informantes são as pessoas que moram nessas áreas”, disse. David ressaltou que as viaturas que apresentarem problemas técnicos serão retiradas de circulação para manutenção.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), no último fim de semana a Corregedoria recebeu uma denúncia de um comunitário sobre o desvio do posicionamento da câmera.

A equipe de reportagem flagrou algumas viaturas com as câmeras mal posicionadas. Na última terça-feira (31), duas viaturas foram vistas circulando desta maneira na zona norte e na quarta-feira (1), uma foi flagrada na zona leste.