Manaus – Mais de 80 paróquias e áreas missionárias fazem, nesta quinta-feira (19), as celebrações de Corpus Christi em Manaus. A primeira missa solene ocorrerá às 7h, na Catedral Metropolitana de Manaus, Centro, e será presidida pelo bispo auxiliar da capital, dom Mário Antônio da Silva. A solenidade é realizada há mais de 100 anos e faz parte da tradição cristã dos fiéis.
A Igreja Católica celebra a presença de Cristo na Eucaristia, simbolizada no pão e no vinho. Conforme o sacerdote Jocemar Malinofki, da Igreja Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, localizada no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste da capital amazonense, a celebração consagra o Corpo e o Sangue de Cristo em todas as igrejas católicas.
“A Eucaristia é o mais importante dos sacramentos, centro da vida litúrgica, expressão e alimento da vida e da comunhão cristã. O sentido da festa de Corpus Christi é manifestar a fé por meio do Corpo de Cristo, que é o maior alimento do cristão”, disse ele.
A programação na Catedral Metropolitana de Manaus é extensa. Várias celebrações, vigílias e adorações ao Santíssimo Sacramento, segundo a Arquidiocese, fazem parte das atividades na data.
Ao final da tarde, uma procissão, que terá início na Avenida 7 de Setembro, percorrerá a Avenida Joaquim Nabuco e a Rua 10 de Julho, no Centro da capital. A bênção aos doentes, que será presidida pelo arcebispo de Manaus, dom Sérgio Eduardo Castriani, ocorrerá em frente ao Hospital Beneficente Portuguesa, na Avenida Joaquim Nabuco, durante a procissão na cidade.
Com o tema ‘Cristo: Pão da unidade, pão bendito da libertação’, a procissão seguirá da Catedral (Igreja Matriz), às 16h30, e percorrerá várias ruas do Centro, encerrando com uma Missa Campal, às 18h, na Avenida Eduardo Ribeiro, até o cruzamento da Avenida 7 de Setembro. A solenidade de Corpus Christi será marcada pela passagem do arcebispo com o ostensório e o Santíssimo Sacramento.
A Avenida Eduardo Ribeiro será interditada no trecho entre a Avenida 7 de Setembro e a Rua Saldanha Marinho, a partir das 14h desta quinta-feira, para a realização da missa de Corpus Christi. Além da celebração, será realizada também uma procissão que contará com interdições temporárias em outras vias do centro da capital amazonense.
Programação
07h30 – Missa – Presidente da Celebração: Dom Mário Antônio da Silva, bispo auxiliar de Manaus.
10h00 – Missa – Presidente da Celebração: Pe. Charles Cunha da Silva, pároco da Catedral.
15h00 – Adoração ao Santíssimo Sacramento Responsáveis: Irmandade do Santíssimo e Ministros da Eucaristia.
16h30 – Procissão – Com a participação de dom Sérgio Eduardo Castriani, arcebispo de Manaus, dom Mário Antônio da Silva, bispo auxiliar, e os padres diocesanos e religiosos da Arquidiocese.
Trajeto: Av. 7 de Setembro – Av. Joaquim Nabuco – Rua 10 de Julho – Av. Eduardo Ribeiro, até o cruzamento da Av. 7 de Setembro, onde acontecerá a Missa Campal.
18h00 – Missa Campal – Presidente da celebração: Dom Sérgio Eduardo Castriani, arcebispo metropolitano de Manaus.