Manaus tem a maior frota de veículos do Norte do país

Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM) e Pará (Detran/PA) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Manaus – Com média de crescimento que varia entre 9% e 10%, por ano, Manaus é a capital da Região Norte com a maior frota de veículos. São 516.632 veículos circulando na capital amazonense, enquanto que em Belém, capital do Pará e segunda colocada no ranking, a frota é de 300.996 veículos. Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM) e Pará (Detran/PA) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Segundo a diretora-presidente do Detran/AM, Mônica Melo, as facilidades de financiamento para compra de novos veículos e as deficiências do transporte coletivo da cidade são responsáveis pelo crescimento da frota de Manaus.

“Nesse semestre, enquanto a venda das motos aumentou, as vedas de carros diminuiram, em comparação com o primeiro semestre do ano passado. O custo de manter uma moto é muito menor do que os custos com um carro”, explicou. “As pessoas preferem gastar um pouco mais comprando uma moto, do que ficar horas esperando ônibus velhos e lotados”, completou.

No primeiro semestre do passado, foram emplacadas 5.476 motocicletas na cidade. Já no primeiro semestre deste ano, foram 6.040. Com relação aos carros, 22.826 foram emplacados no primeiro semestre do ano passado, e 15.067 neste primeiro semestre.

Enquanto Belém comporta 39% da frota do Pará, de mais de um milhão de veículos, Manaus comporta 85,5% da frota de todo o Amazonas, que é de 604.319.