Pandemia, tragédia, surpresa e diversão! Confira as notícias mais acessadas em 2020

São notícias regionais, mas também nacionais e internacionais que repercutiram no Amazonas e no mundo

Manaus – O fato mais importante de 2020 é, sem dúvida, a pandemia da Covid-19 ocasionada pelo novo coronavírus. O surgimento do vírus fez com que todo o planeta fosse obrigado a mudar sua rotina e se adaptar. O ano foi intenso. Muitos têm escutado que os dias, as semanas e os meses passaram rapidamente.

Pensando nisso, a equipe do PORTAL D24AM trouxe a retrospectiva das reportagens mais comentadas e divulgadas pela GRUPO DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (GDC), em 2020. São notícias regionais, mas também nacionais e internacionais que repercutiram no Amazonas e no mundo. Há de tudo um pouco: tragédia, muita história diferente e boa de se contar e também a oportunidade de se surpreender e se divertir.

JANEIRO

Cobra ‘atravessa’ Djalma Batista

No primeiro mês do ano, uma cobra foi flagrada ‘atravessando’ a Avenida Djalma Batista, próximo ao Amazonas Flat, zona centro-sul da capital. Segundo motoristas que passavam pelo local, o réptil teria cerca de três metros de comprimento.

Um grupo de pedestres retirou a cobra da avenida e a devolveu para uma área de mata próximo do local. A matéria foi divulgada no dia 29 de janeiro e visualizada 57 mil vezes!

 

Esquartejado em Fonte Boa(AM)

Um homem foi linchado e esquartejado em Fonte Boa (678 km de Manaus) após ser preso por suspeita de estuprar e matar uma menina de 10 anos. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, dezenas de pessoas invadiram a delegacia onde Ronald Gomes Borges, 28, estava detido e promoveram seu linchamento. Foram 49 mil acessos à matéria de interessados em saber de quem se tratava.

blank

O caso foi registrado por meio de vídeos amadores, que mostram além das partes do corpo do homem, dezenas de pessoas comemorando. A unidade policial em que o homem estava preso foi depredada, e três viaturas policiais destruídas. A informação foi divulgada em 18 de janeiro.

 

Propostas indicação STF

Em 29 de janeiro, no finalzinho do mês, o GRUPO DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO recebeu o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil -AM (OAB), Marco Aurélio Choy, que falou sobre propostas de mudança na indicação de Ministros do Supremo Tribunal Federal. A entrevista completa foi publicada no D24AM e rendeu mais de 48 mil acessos.

FEVEREIRO

Criança desaparecida

Um adolescente de 17 anos, padrasto da criança desaparecida Erlon Gabriel Dias Costa, de dois anos, foi apreendido pela polícia no dia 12 fevereiro, na Delegacia Especializada em Proteção a Criança e ao Adolescente (Depca).

blank

A criança de dois anos desapareceu na manhã do dia 6 de fevereiro enquanto brincava no pátio de casa, no bairro Tarumã-Açu, zona oeste de Manaus. O padrasto era uma das principais suspeitas de envolvimento no caso. Mais de 324 mil acessos foram registrados.

Mudanças no Código de Trânsito Brasileiro

A informação sobre o Projeto de Lei 6367/19, que pretende criar uma nova categoria de habilitação no Código de Trânsito Brasileiro, foi publicada no dia 2 de fevereiro e chamou a atenção de mais de 91 mil internautas.

blank

De acordo com a proposta, a categoria S (Simplificada) permite a condução de veículos somente em municípios com população inferior a 100 mil habitantes e que não façam parte de Região Metropolitana ou de Região Integrada de Desenvolvimento Econômico. O texto exclui a possibilidade de se utilizar tal habilitação fora do território nacional.

Tribunal do Crime

Duas adolescentes de 14 anos foram encontradas morar e seminuas à margem de igarapé no bairro Educandos, no dia 6 de fevereiro. A informação, com mais de 53 mil acessos, destacou que os corpos foram encontrados separados, em horários diferentes, mas no mesmo lugar.

blank
Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra que as adolescentes Thayssa Karolayne e Sigrid Libório de Santana, sendo levadas para o ‘tribunal do crime’, no Educandos.

 

MARÇO

Primeiro caso de Covid-19 no AM

Mês que marcou o início da pandemia no Amazonas! Manaus confirmou o primeiro caso confirmado de COVID-19 no dia 13 de março. Após a confirmação, o prefeito da capital, Arthur Virgílio Neto, declarou situação de emergência. A matéria publicada no portal D24 AM recebeu mais de 56 mil acessos.

blank

O primeiro caso na capital do Amazonas foi de uma mulher de 39 anos, que veio de Londres, na Inglaterra, no dia 11 de março e, no dia 12, procurou a rede de saúde privada.

 

O avanço da doença no Estado

Após a confirmação do primeiro caso de coronavírus no Amazonas, a Fiocruz divulgou que mais dois amazonenses foram infectados pelo vírus, no dia 17 de março.

As amostras desses dois indivíduos foram coletadas e enviadas ao único laboratório considerado oficial pelo Ministério da Saúde (MS), o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen/AM).

blank

O levantamento do PORTAL D24AM mostrou que a matéria alcançou quase 51 mil acessos.

 

Assalto à ônibus

O destaque de março dos casos de polícia foi o caso em que um homem foi linchado pela população, após assaltar um ônibus da linha 307, na Avenida Max Teixeira, zona norte da cidade.

blank

A vítima foi identificada como Josemar Lucas dos Santos. Outros quatro suspeitos de assaltar o veículo fugiram.

A matéria foi publicado no dia 27 de março e atingiu mais de 45 mil acessos.

 

ABRIL

Auxílio Emergencial

No início de abril, mais de 69 mil internautas se interessaram na informação em que a Caixa Econômica Federal finalizou o cadastro de 32,2 milhões de pessoas, que pediram auxílio emergencial de R$ 600, concedido pelo governo federal durante a crise da COVID-19.

blank

A matéria foi publicado no dia 11 de abril.

 

Alerta em Manaus

Em um dos meses mais difíceis da pandemia, o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, disse no dia 7 de abril, que “se estivesse em Manaus estaria preocupado”, ao relacionar as cidades brasileiras onde o novo coronavírus tem se espalhado e o não cumprimento total da ordem de isolamento social, medida adotada para que não haja uma maior proliferação da doença. Foram mais de 55 mil acessos.

blank

 

Morre Frank Abrahim

No dia 8 de Abril, morreu o ex-prefeito de Manaus, Frank Abrahim Lima, aos 79 anos. Segundo familiares, ele se tratava de problemas de saúde e sofreu uma parada respiratória.

blank

Lima comandou Manaus de 1972 a 1975 e foi nomeado pelo então governador João Walter de Andrade, no período do regime militar. A matéria teve quase 52 mil acessos.

 

MAIO

‘Lockdwon’ em Manaus
Por conta da alta no número de casos confirmados e mortes pela covid-19, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) entrou com uma ação na Justiça no dia 5 de maio, por meio do Ato Nº 002/2020, pedindo que o Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus adotem o chamado ‘lockdown’, sob pena de multa diária no valor de R$ 100 mil.

blank

Naquela época, o estado registrava mais de 8 mil casos, hoje esse número passa de 190 mil. A matéria ultrapassou 100 mil acessos.

Homenagem aos médicos

Mais de 80 mil acessos dos internautas do PORTAL D24AM foram direcionados à matéria sobre um vídeo gravado no voo 254, da Gol Linhas Aéreas, que ‘viralizou’ nas redes sociais, após uma homenagem prestada pelo comandante da aeronave e demais passageiros, aos profissionais da saúde que estavam deixando sua cidade natal – não revelada – com destino ao Amazonas para ajudar no combate ao novo coronavírus (Covid-19). A publicação foi feita no dia 4 de maio.

 

Morte Miss Manicoré

Entre as matérias policiais que mais chamaram a atenção, está a morte da Miss Manicoré, Kimberly Karen Mota de Oliveira, 22, que chocou mais de 24 mil internautas. A vítima foi encontrada com três perfurações por arma branca, no dia 12 de maio, em um condomínio na Avenida Joaquim Nambuco, bairro Centro, zona sul da cidade.

blank

O principal suspeito de cometer o crime é o ex-namorado da miss, identificado como Rafael Fernandez Rodrigues.

JUNHO

Operação Sangria 1

Em 30 de junho, o governando do Estado do Amazonas, Wilson Lima, foi alvo de buscas e bloqueio de bens na primeira fase da Operação Sangria, deflagrada pela Polícia Federal (PF).

blank

A força-tarefa prendeu nomes ligados diretamente ao governo do estado, incluindo a então secretária de saúde do estado, Simone Papaiz. Essa operação, que rendeu mais de 43 mil acessos no portal D24AM, apura fraudes e superfaturamento em contrato de fornecimento de ventiladores mecânicos hospitalares por uma loja de vinhos.

 

Auxílio ‘Nossa Merenda’

Nesse mês o auxílio ‘Nossa Merenda’ começou a ser pago a estudantes da rede municipal de ensino no dia 07. Esse projeto recebeu acréscimo de 100% no valor original, apoia apresentação de emenda parlamentar, de autoria do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Joelson Silva. A informação teve mais de 36 mil acessos.

blank

 

Auxílio Emergencial

Informações sobre o auxílio emergencial renderam mais de 24 mil acessos. No dia 7 de junho internautas ficaram interessados na informação de que 200 mil, brasileiros que estavam com auxílio emergencial em análise ou reanálise, tiveram o benefício liberado, segundo a Caixa Econômica Federal. Naquela época, quase 500 mil pedidos de auxílio foram negados.

blank

 

JULHO

Jovem desenterra cadáver da avó

Um caso bizarro chamou atenção de 22 mil internautas no dia 2 deste mês. O jovem André Augusto Januário da Silva, foi detido após desenterrar e dançar com o cadáver da avó, no Beco dos Petros, no bairro Morro da liberdade.

Em um vídeo publicado no portal D24am o jovem confessa o crime inusitado. A avó já tinha morrido há quase dois anos, segundo a família, que também esclareceu que André possui problemas psicológicos.

 

Atentado à liberdade de imprensa

Em 23 de julho o jornalista e apresentador do programa Amazonas Diário, do GRUPO DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO, Alex Braga foi alvo de uma atentado, após deixar a sede da empresa. O carro do comunicador sofreu uma forte colisão proposital, na Avenida Djalma Batista, bairro Chapada. Após a batida, ele foi agredido a socos.

Alex denúncia diariamente casos de corrupção envolvendo políticos no Amazonas. A informação ganhou repercussão nacional e rendeu quase 22 mil acessos no portal D24AM.

 

Novo calendário auxílio emergencial

A divulgação do novo calendário dos pagamentos do auxílio emergencial atraiu mais de 21 mil acessos no dia 17 de julho. Os beneficiários recebiam os valores de R$ 600 e R$ 1.200 (para mães solteiras chefes de família) conforme mês de nascimento.

 

AGOSTO

Execução no trânsito

No dia 29 de agosto, o PORTAL D24AM publicou o vídeo mostrando o momento em que traficantes de facção são executado a tiros no Centro de Manaus. Rubens Alves de Moura, 32, e Gildomar Correa da Conceição, 35, conhecido como “Gil”, foram executados a tiros após pararem em sinal de trânsito.

A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) investiga o caso. A matéria teve mais de 460 mil acessos.

 

Menina dança funk em cima de carro

Outro vídeo viralizou em agosto, dessa vez o flagrante foi de uma menina de 10 anos dançando funk e sensualizando no teto de carro. O Proprietário do veículo é interrogado no dia 25 deste mês, na Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca).

Caso aconteceu no bairro Novo Aleixo, na zona norte da Capital e gerou revolta na internet. Mais de 440 mil internautas acessaram a notícia.

 

O ´bote´ do boto
Momento surpreendente foi registrado em vídeo de pescaria no Amazonas. Vídeo caseiro, que foi divulgado nas redes sociais, mostra turistas durante pesca esportiva no estado, pescando o famoso tucunaré. Após a moça fisgar o peixe e o devolver, os turistas são surpreendidos pela rapidez de um boto da Amazônia que não desperdiçou a oportunidade e abocanhou o peixe. A publicação foi feita em 21 de agosto e teve 50 mil acessos.

 

SETEMBRO

Grávida é morta a tiros

Mais de 815 mil acessos dos internautas do PORTAL D24AM foram direcionados à matéria sobre o caso de uma grávida executada a tiros no Centro de Manaus.

O vídeo mostra o momento em que dois ocupantes desceram do veículo e efetuaram os disparos contra Márcia Maiane Marques, 35, que estava grávida de seis meses.

 

O apelo dos artistas

O classe artística amazonense foi uma das mais afetadas por conta dos decretos governamentais, para conter a proliferação do novo coronavírus no Estado. Bares, flutuantes e restaurantes precisaram fechar as portas durante um longo período. No dia 24 de setembro representantes da classe realizaram uma manifestação em frente à sede do Governo.

O cantor Guto Lima participou do protesto e fez críticas ao governador Wilson Lima. Em um dos vídeos que circulou nas redes sociais e grupos de WhatsApp da cidade, o cantor disparou: ““Quando você me chamou para tocar no seu sogro você soube me procurar. Me atende, atenda os músicos”. Foram mais de 26 mil acessos.

 

Criança é estuprada por adolescente na zona norte

No dia 14 de setembro, um menino de quatro anos foi estuprado por um adolescente de 14 anos em um balneário localizado no Conjunto Viver Melhor, bairro Santa Etelvina, zona norte de Manaus. A tia da criança relatou o ocorrido à equipe de reportagem.

blank

O exame comprovou o estupro e os policiais militares foram até o balneário onde apreenderam o menor infrator. A matéria recebeu mais de 22 mil acessos.

 

OUTUBRO

Multa questionada
Após ser multada pelo tamanho da placa da moto, uma mulher decidiu gravar um vídeo um vídeo questionando o Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), se a atuação era legal. O desabafo da motorista rendeu mais de 69 mil acessos no portal D24AM, no dia 21 de outubro daquele mês.

No vídeo, a mulher relata que a motocicleta passou por vistoria no Detran-AM e que não foi constatada nenhuma irregularidade

 

Discussão fatal no trânsito

De volta às matérias policiais, um subtenente da marinha, identificado como Sidney Fonseca de Jesus, 46 anos, foi morto a pauladas no dia 5 de outubro, no bairro Colônia Terra Nova, zona norte da capital, após discussão por acidente de trânsito.

blank

Em depoimento, a esposa da vítima informou que cinco homens cometeram o crime, e que eles levaram apenas a carteira e o celular do marido. A matéria recebeu quase 60 mil acessos.

 

A briga pelas “velinhas”

O vídeo que mostra briga entre duas irmãs no momento de soprar as velas de aniversário foi destaque nacional. Para a pequena Maria Eduarda o momento de sofrar as “velinhas” era tão importante que ela se revoltou após a irmã soprar a vela antes dela.

O vídeo ganhou força nas redes sociais e se tornou o assunto mais comentado no dia 19 de outubro. No portal D24AM foram mais de 54 mil acessos.

 

NOVEMBRO

Estupro entre irmãos

Logo no ínicio de novembro, o caso em que irmãos mantinham relações sexuais com as próprias irmãs na zona rural do município de Presidente Figueiredo (117 quilômetros ao norte de Manaus), chamou a atenção de quase 295 mil internautas.

blank

O crime foi descoberto pelos policiais da 37ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) no dia 10 de novembro. As irmãs relataram que os quatro moravam sozinhos na casa e que elas mantinham relações sexuais com os irmãos mediante agressão por parte do mais velho. Um outra irmã dos envolvidos, de 30 anos, que mora em um sitio próximo, desconhecia a situação.

 

Mulher come cérebro de homem
O vídeo bizarro de uma moradora de rua comendo o cérebro de um homem que morreu atropelado na zona leste de São Paulo, ficou entre os mais acessados de Novembro, com quase 158 mil visualizações. O caso foi publicado no dia 10 de novembro.

A vítima estava na garupa de um motoboy e na colisão teve a cabeça esmagada, vindo a óbito no local. Após o acidente, a mulher, que não foi identificada foi para debaixo do ônibus e pegou parte do cérebro da vítima.

 

Assalto na farmácia

Também chamou muita atenção o vídeo que mostra a funcionária de uma farmácia, identificada como Erika Silva Mota, 30, sendo baleada no abdômen por um cliente não identificado, no dia 08 de novembro, em uma drogaria na Avenida Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira, na zona leste de Manaus.

A matéria do crime foi acessada mais de 134 mil vezes.

 

David Almeida eleito prefeito de Manaus

Com 100 % das urnas apuradas, o candidato David Almeida (Avante) foi eleito prefeito de Manaus, no segundo turno das eleições municipais realizadas no dia 29 de novembro.

blank

Nessa eleição em ano de pandemia, o alto percentual de abstenções na capital chamou atenção: 22,43% dos eleitores não compareceram às urnas, o que corresponde a 298.712 eleitores aptos a votar.

 

DEZEMBRO

Crime brutal

No último mês, um vídeo viralizou nas redes sociais, onde um homem não identificado é chicoteado por integrantes de uma facção criminosa. Nas imagens, é possível perceber o homem sendo castigado com chicotadas nas costas por ter batido na própria mãe.

O local da gravação não foi identificado. O número de acessos ultrapassou 531 mil.

 

Tragédia na índia

O caso chocante de Mohammad Huzaifa Shaikh, 05, que morreu esmagado após ficar presa no elevador do prédio onde morava, na cidade Mumbai, na índia, chamou a atenção de quase 75 mil internautas. A tragédia foi registrada pelo circuito de segurança do local. A gravação mostra o menino dentro do elevador com os dois irmãos.

 

Árvore Milionária

A tradição católica diz que a árvore de Natal deve ser desmontada no dia 6 de janeiro, dia de reis. Mas árvore instalada na praça São Sebastião, no Centro de Manaus, zona sul, que custou aos cofres públicos cerca de R$ 1,5 milhão foi desmontada um dia pós o Natal.

blank

 

Fenômeno astronômico raro

O Observatório Nacional (ON) realizou um evento virtual de observação de um fenômeno astronômico raro, a conjunção de Júpiter com Saturno. Astrônomos parceiros de diversas cidades do Brasil mostraram o espetáculo, ao vivo. O notícia do fenômeno chamou a atenção de 13.393 internautas.

blank

O ano de 2020 foi o mais intenso e marcante do século XXI. A pandemia transformou o mundo. O próximo ano se tornou a esperança do recomeço para a humanidade. O GRUPO DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (GDC) agradece aos internautas que ao longo do ano fizeram parte do sucesso do PORTAL D24AM.COM e deseja a todos que 2021 seja o recomeço na vida de cada um. A esperança que dias melhores virão faz parte dos nossos desejos para o ano novo que começa. Um feliz 2021 a todos.

Anúncio