PPP vai controlar natalidade de cães e gatos em Manaus

Por meio da parceria, a clínica particular irá realizar castrações mensais em animais fêmeas, encaminhados pelo órgão.

Manaus – O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), fechou parceria público-privada com a Polivet Clínica Veterinária e Petshop, com o objetivo de reforçar as ações de controle de natalidade da população de cães e gatos de Manaus. Por meio da parceria, a clínica particular irá realizar castrações mensais em animais fêmeas, encaminhados pelo órgão.

O diretor do CCZ, Francisco Zardo, explica que as esterilizações serão destinadas aos animais que ficam disponíveis para adoção, na sede do órgão ou nas feiras itinerantes. “A pessoa que decidir adotar um animal, contará com a vantagem de escolher um cão ou gato castrado”, frisou.

Os procedimentos serão realizados, a partir de maio, quando a Polivet Clínica Veterinária e Petshop dará início a suas atividades em Manaus. No caso da parceria com o CCZ, as castrações serão encaminhadas pelo órgão e realizadas sem custo para o município, no Centro Cirúrgico da clínica, que é dotado de equipamentos tecnológicos de última geração, além de contar com profissionais especializados.

A clínica faz parte de um complexo de bem-estar e saúde animal de 700m², que também inclui pet shop e área de serviços especiais.

 “Um dos principais desafios nesta área é incentivar a posse responsável e assegurar o controle populacional”, disse o diretor da clínica, João Paulo Jacob. Na avaliação do diretor do CCZ, a ação representa uma soma de esforços, que beneficia os animais e a população. Ele frisa que a parceria será um reforço na rotina de castrações já adotada pelo órgão, que busca ampliar o serviço.

Nos três primeiros meses deste ano, o CCZ já realizou a castração de 1.005 cães e gatos, como parte das ações de controle da população desses animais. Francisco Zardo explica que são feitas, atualmente, 15 cirurgias por dia. A meta é chegar a 24 esterilizações diárias.

Zardo esclarece que a castração é um procedimento cirúrgico de baixa complexidade, para o qual é necessária apenas uma pequena incisão de 2 centímetros. Segundo ele, o tempo de recuperação do animal dura, em média, uma semana, período em que o animal deve permanecer sob observação. “É a forma mais eficaz de fazer o controle de natalidade”, ressalta.

Anúncio