Manaus – Os bancos e o comércio adotaram esquema especial de funcionamento, nesta semana, devido aos jogos da Seleção Brasileira e das partidas na Arena da Amazônia.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), nas 12 cidades-sede do Mundial, as agências só devem privar atendimento ao público caso haja feriado municipal, o que não é o caso de Manaus.
Na próxima quinta-feira, feriado de Corpus Christi, não haverá expediente bancário. Nos dias de jogos do Brasil, caso não haja decreto de feriado local, todos os bancos devem abrir ao público das 8h30 às 12h30. A recomendação está de acordo com a circular do Banco Central (BC) de número 3.703 de 2014, a qual autoriza mudança no horário de atendimento, desde que, seja oferecido aos clientes um funcionamento mínimo de quatro horas.
A Febraban ressaltou, por meio de comunicado oficial, que os bancos precisam afixar em suas dependências aviso sobre o horário de atendimento nos dias de jogos com uma com antecedência mínima de 48 horas. Nos demais jogos, o funcionamento das agências será normal, em todo o País.
Os clientes podem realizar suas transações nos caixas eletrônicos, pelo internet banking, aplicativos dos bancos no celular, por telefone e também pelos correspondentes, que são casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.
“Os canais alternativos para transações bancárias facilitam a vida do consumidor. Mesmo durante feriados, os canais como Internet Banking e caixas eletrônicos funcionam normalmente”, lembrou o diretor-adjunto de Operações da Febraban, Walter Tadeu de Faria.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio-AM) informou que no dia de jogos do Brasil, os supermercados e lojas nos shoppings fecham 1 hora antes da partida e reabrem 1 hora após.
Nas lojas centrais e dos bairros, a entidade informou que os comerciantes optaram por utilizar o sistema de escala de seis horas em dias de jogos da Seleção Brasileira.
Já nos dias de jogos em Manaus, como nesta próxima quarta-feira, os supermercados, lojas nos shoppings, comércio do Centro e dos bairros situados fora do perímetro da Arena da Amazônia funcionarão normalmente.