Manaus – O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) promoverá, na próxima terça-feira, a primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada, formada por órgãos das esferas municipal, estadual e federal para discutir a segurança na eleição deste ano. A informação é da diretora-geral do tribunal Cynthia Edward Mouta.
De acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal, a reunião será às 9h e será coordenada pela presidente do TRE, desembargadora Socorro Guedes.
“O objetivo será estabelecer as diretrizes do planejamento de atuação do Gabinete de Gestão. Foram convidados mais de 20 órgãos, incluindo os juízes eleitorais, Ministério Público e órgãos da segurança”, afirmou a diretora.
De acordo com a diretora-geral, o TRE já está fazendo as licitações para os serviços de logística e transporte de urnas, além da alimentação de mesários que irão atuar no pleito. Outro serviço já adiantado é o treinamento dos sistemas eleitorais previsto para ocorrer na última semana de julho. “Já houve uma reunião com os partidos políticos para que eles sejam mais céleres no registro de candidaturas. Iremos agendar também uma reunião com os juízes do interior que ainda não tem data marcada, mas ocorrerá em breve”, disse Cynthia.
Estimativa do tribunal indica que a eleição deste ano custará por volta de R$ 10 milhões. O valor é superior ao da eleição de 2012, que teve gastos totais de R$ 7 milhões. “A diferença é que, na eleição de 2012, não houve segundo turno no interior do Estado e no pleito deste ano pode ocorrer um segundo turno, que é contabilizado na estimativa de custos”, afirmou a diretora-geral.
Uma das novidades da eleição deste ano serão as agregações de seções no interior do Estado, principalmente as seções onde há poucos eleitores. “Devem ser diminuídas por volta de 70 seções por causa das agregações, mas só saberemos o número exato no final de julho. As agregações acontecerão nas sedes dos municípios”, explicou Cynthia.
Registros
A diretora informou que os registros de candidatura em julho serão feitos na sede provisória do TRE na Faculdade Nilton Lins, informou a secretária judiciária do TRE, Tricia Pereira de Melo. “Iremos oferecer um agendamento para o registro de candidaturas e pedimos que os partidos se organizem para não deixar para o último minuto”, disse Tricia.