‘A Caixa Mágica do Natal’ entra na reta final das apresentações no Teatro Amazonas

Acesso é gratuito e agendamento pode ser feito pela internet. Temporada do espetáculo encerra no dia 23 de dezembro

Manaus – A partir deste fim de semana, “A Caixa Mágica do Natal” entra na reta final da temporada no Teatro Amazonas. Até 23 de dezembro, quando acontece a última apresentação, o público tem nove sessões para conhecer a história de uma criança que descobre o ressignificado do Natal após perder a mãe. O acesso é gratuito, e o agendamento pode ser realizado pelo Portal da Cultura  e pelo site do Teatro Amazonas.

Com um roteiro que mexe com os sentimentos da plateia, o musical, que tem na direção cênica Matheus Sabbá e texto de Thaís Vasconcelos, traz para o palco um mundo de imaginação e ilusão, onde seres místicos e personagens consagrados do Natal ganham vida e tudo pode acontecer.

“A Caixa Mágica do Natal” é embalado por uma trilha sonora com clássicos de Natal e referências pop, além de fazer uma viagem lúdica pelo universo natalino (Foto: Michael Dantas)

“A criação dos figurinos para ‘A Caixa Mágica do Natal’ foi um grande desafio. Ao desenvolver figurinos para um musical precisamos lembrar que os intérpretes, além de contar a história, também cantam e dançam, e o figurino tem papel fundamental para ajudar a entender os personagens e a trajetória de cada um deles na narrativa do espetáculo”, afirma a figurinista Melissa Maia, que ganhou o 20º Prêmio Cenym de Teatro Nacional na categoria de Melhor Figurino.

“Para entender e criar esses dois mundos, do real e do mundo mágico do Natal, em conjunto com a cenografia, foi preciso nos debruçarmos em uma pesquisa histórica. O figurino é um mix de tempo e traz referências dos séculos XVIII e XIX, mas nos permitimos uma liberdade poética que convida a plateia para viver essa história com a gente”, acrescentou Melissa.

Segundo Melissa, a produção do figurino aconteceu em tempo recorde: 45 dias para criação, compra de materiais e confecção. Ela conta que o processo foi todo desenvolvido no ateliê de costura da Central de Produção Técnica (CTP), da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e confeccionado por 35 profissionais amazonenses.

“Foram mais de 355 quilos de material, entre tecidos, aviamentos e 500 mil pedras de cristais usados na confecção das mais de 300 peças de figurino, algumas das quais precisaram ser envelhecidas com minuciosas técnicas de tingimento”, comenta a figurinista. “Para o guarda-roupa do espetáculo, utilizamos 60 pares de sapatos, perucas e adereços nas mais variadas formas e tamanhos”.

Melissa destaca que o espetáculo convida o público para conhecer um novo lugar, chamado o País do Natal, que é cheio de surpresas e efeitos, todo conjunto que mexe com o imaginário, com seres místicos como fadas e duendes.

“Para mim, é uma grande honra ter dado vida a esses personagens que fizeram parte da minha infância, e é um legado que deixamos para as nossas gerações, para nunca deixarmos de sonhar e acreditar nos nossos sonhos”, afirma.

 

Espetáculo 

“A Caixa Mágica do Natal” tem 1h20 de duração e é embalado por uma trilha sonora com clássicos de Natal e referências pop, além de fazer uma viagem lúdica pelo universo natalino. A nova montagem do espetáculo conta com a Amazonas Filarmônica e Coral do Amazonas, Corpo de Dança do Amazonas, Balé Folclórico do Amazonas e Coral Infantil do Liceu Claudio Santoro, em formações reduzidas. A direção musical é do maestro Marcelo de Jesus.

 

Programação

• Quinta (17/12) e sexta-feira (18/12): 20h

• Sábado (19/12): 11h e 20h

• Domingo (20/12): 11h e 19h

• Dias 21, 22 e 23/12 (segunda, terça e quarta-feira): 20h

 

Anúncio