‘Afrobrasilis’ lança Enredo 2019 do Reino Unido da Liberdade

James Rios e Márcia Siqueira são os protagonistas da festa de lançamento do Enredo 2019 da escola de samba do Reino Unido da Liberdade. O evento ocorre no próximo dia 11, na quadra da agremiação

Manaus – James Rios e Márcia Siqueira serão os protagonistas do show ‘Afrobrasilis’, durante lançamento do Enredo 2019 do Grêmio Recreativo Escola de Samba Reino Unido da Liberdade. O evento ocorre no próximo dia 11 de agosto e deve apresentar ao público o tema ‘Tambores, crenças e costumes afro-brasileiros. A Benção, Mãe Zulmira’. A festa começará, a partir das 21h30, na Quadra da Reino Unido da Liberdade (localizada na Alameda São Benedito, nº 92, Morro da Liberdade, zona sul da capital).

Além dos cantores, a Bateria Furiosa e Nego Leo animarão a festa. (Foto: Divulgação)

O conceito de valorização da cultura negra para o show foi concebido por James Rios, que, desde os 10 anos de idade, tem contato com a Música Popular Brasileira (MPB) e uma ligação íntima com a música afro-brasileira. Em sua trajetória, Rios já comandou, em Salvador (BA), os blocos Sacerdotes & Clube do Samba, onde dividiu o trio elétrico com o cantor Mumuzinho, e já chegou a fazer pré-shows para cantores consagrados, como Ivete Sangalo, Roberta Miranda, José Augusto, Tânia Alves e Elymar Santos, além de um pós-show para Daniela Mercury.

Cultura afro

No seu mais recente disco, ‘Samba do Meu Jeito’, James traz canções produzidas exatamente com esse conceito sonoro autoral, com grande influência da cultura afro-brasileira, passando pela MPB, axé e samba. Nesse caldeirão, o artista amazonense, que também morou na Bahia, se une a Márcia Siqueira, outro grande nome artístico da Amazônia, que traz na bagagem toda uma trajetória dentro da música negra, também.

O repertório de ‘Afrobrasilis’ passará por Gerônimo, Margareth Menezes, Caetano, Carlinhos Brown. O repertório contará, ainda, com ‘Ilê de Luz’, de Daniela Mercury, ‘Milagres do Povo’, de Caetano Veloso, e nomes como Banda Mameto, Olodum, Timbalada, Rita Ribeiro e Banda Eva, entre outros.

O show vem de encontro ao Enredo 2019 da escola de samba do Reino Unido da Liberdade, que quer retratar a grandeza e a influência africana no processo de formação da cultura afro-brasileira e contar a história daqueles que migraram forçosamente para o Brasil.

Além de Márcia Siqueira, o evento terá, também, as participações da Banda Impacto, Nego Léo com a Bateria Furiosa e o grupo Samba Kiss. A camisa oficial dá direito à entrada e custa R$ 40. Mais informações podem ser adquiridas pelo número (92) 9621-4513.