‘Ainda Estou Aqui’ é eleito o Melhor Filme em Língua Não Inglesa do Ano

Prêmio concedido pela Associação LGBTQIA+ de Críticos de Entretenimento é o 35º do longa. Mais de 4,9 milhões de espectadores já assistiram ao filme no Brasil

Brasília – “Ainda Estou Aqui” acaba de vencer o Dorian Awards na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa. Esta é a primeira vitória brasileira na história da premiação da Associação LGBTQ de Críticos de Entretenimento (GALECA), e o 36º  prêmio conquistado pelo longa de Walter Salles desde sua estreia no Festival de Veneza, em 2024.

(Foto: Alile Dara Onawale)

Nesta semana, “Ainda Estou Aqui” também conquistou quatro prêmios no Gold Derby Film Awards, premiação internacional decidida pelo voto popular. O longa venceu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz, com Fernanda Torres, Melhor Roteiro Adaptado, com Murilo Hauser e Heitor Lorega, e Melhor Filme Internacional. Além disso, o fim de semana rendeu à produção o inédito prêmio Goya de Melhor Filme Ibero-Americano, o prêmio de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Roterdã, e à Fernanda Torres, o Virtuosos Award, no Festival Internacional de Cinema de Santa Bárbara (SBIFF).

No total, “Ainda Estou Aqui” já conquistou 35 prêmios no Brasil e no mundo. Confira abaixo a lista completa:

  • Dorian Awards – Melhor Filme em Língua Não Inglesa do Ano
  • Gold Derby (Júri Popular) – Melhor FilmeMelhor Atriz (Fernanda Torres) Melhor Roteiro Adaptado (Murilo Hauser e Heitor Lorega) e Melhor Filme Internacional
  • Prêmio do Público do Festival Internacional de Cinema de Roterdã
  • Virtuosos Award – Festival Internacional de Cinema de Santa Bárbara (SBIFF) – Fernanda Torres
  • Melhor Filme Ibero-Americano – Prêmio Goya
  • Melhor Longa-metragem Brasileiro – Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine)
  • Melhor Longa-metragem Brasileiro – Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine)
  • Melhor Atriz em Filme de Drama – Fernanda Torres no Satellite Awards 2025
  • Prêmio APCA – Melhor Filme e Melhor Atriz (Fernanda Torres)
  • Melhor Filme de 2024 pela Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ)
  • Prêmio da Associação de Críticos de Porto Rico – Melhor Longa-Metragem Internacional
  • Festival de Cinema de Palm Springs – Melhor Longa-Metragem Internacional (FIPRESCI)
  • Pingyao International Film Festival – Crouching Tiger Hidden Dragon East – West Award
  • Philadelphia Film Festival – Masters Of Cinema (Prêmio do Público – Menção Honrosa)
  • Globo de Ouro 2025 – Melhor Atriz em Filme de Drama (Fernanda Torres)
  • Prêmio F5 – Melhor FilmeInfanto Juvenil (Cora Mora) e Atuação (Fernanda Torres)
  • ⁠New Mexico Critics Awards 2024 – Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Roteiro Adaptado (Runner-up 2 lugar)
  • ⁠National Board of Review (NBR Awards) – Top Cinco Filmes Internacionais
  • Prêmio Arcanjo de Cultura – Cinema (“Ainda Estou Aqui”)
  • Festival international du film d’histoire de Pessac – Prix du Public e Prix Danielle Le Roy du Jury Étudiant
  • Miami Film Festival – Prêmio do Público
  • ⁠Mostra Internacional de Cinema de São Paulo – Melhor Filme Nacional de Ficção
  • Mill Valley Film Festival – Favorito do Público
  • ⁠Vancouver International Film Festival – Prêmio do Público
  • Critics’ Choice Association – Celebration of Latino Cinema & Television: Melhor Atriz Internacional (Fernanda Torres)
  • ⁠Festival Internacional de Cinema de Veneza – Melhor RoteiroSIGNIS Award e Green Drop Award

Temporada de premiações

Após passar por mais de 50 festivais nacionais e internacionais, “Ainda Estou Aqui” segue sua agenda na temporada de premiações no dia 16, com o BAFTA (maior premiação do cinema britânico, concedida pela Academia Britânica de Cinema e Televisão), onde concorre na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa.  Walter Salles, que disputa pela décima vez na premiação da Academia Britânica de Cinema e Televisão, é presença confirmada na cerimônia  de premiação, ao lado de Fernanda Torres.

Nas próximas semanas, “Ainda Estou Aqui” concorre nas seguintes premiações:

  • 17/02 – Latino Entertainment Film Awards: Melhor Filme; Melhor Diretor (Walter Salles); Melhor Atriz (Fernanda Torres); Melhor Roteiro Adaptado (Murilo Hauser e Heitor Lorega); Melhor Filme em Língua Não Inglesa; Melhor Fotografia (Adrian Teijido); e Melhor Montagem (Affonso Gonçalves).
  • 23/02 – OFTA Film Award: Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz (Fernanda Torres)
  • 02/03 – Oscar – Melhor Filme, Melhor Atriz (Fernanda Torres) e Melhor Filme Internacional

Para o Oscar, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas oficializou, na segunda-feira, 10, a indicação dos produtores Rodrigo Teixeira e Maria Carlota Bruno para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme.

Bilheterias brasileiras

Em sua 15ª semana em cartaz, ocupando 670 salas, “Ainda Estou Aqui” segue forte nas bilheterias brasileiras. Entre os dias 6 e 9 de fevereiro, o longa teve seu segundo melhor fim de semana desde a estreia, com mais de 400 mil espectadores. Segundo título mais assistido nos cinemas brasileiros no fim de semana, a produção atingiu a marca de 4,9 milhões de ingressos vendidos, se consolidando como o maior filme brasileiro lançado nos cinemas após a pandemia.

Repercussão do público pelo mundo

Mundialmente, espectadores e crítica seguem abraçando o filme. Neste fim de semana, “Ainda Estou Aqui” superou US$ 20 milhões globais, e, nos Estados Unidos acabou de atingir US$ 2,2 milhões arrecadados, se tornando o terceiro maior filme brasileiro exibido no território e ocupando um circuito recorde de mais de 700 cinemas. Em Portugal, o longa foi visto por 214,7 mil espectadores, e liderou as bilheterias pelo quarto fim de semana consecutivo desde sua estreia. Na França, mais de 163 mil pessoas já assistiram ao filme. A recepção na Itália, México, Chile, Venezuela e Bolívia também foi positiva, com ampla aprovação da crítica especializada. A nova fase de lançamento internacional chegou, neste fim de semana, ao México, Chile, Venezuela e Bolívia. No dia 13, é a vez da abertura na Colômbia, e, no dia 20 de fevereiro, quem recebe a estreia é Argentina, Peru, Uruguai, República Dominicana e Equador. Para além da América Latina, o filme também chega em fevereiro na Inglaterra e Espanha (21 de fevereiro), e na Austrália (27 de fevereiro).

“Ainda Estou Aqui” recebeu o selo “Must See” no Metacritic. Além dele, apenas outros três títulos indicados a Melhor Filme no Oscar receberam essa marca. Entre os concorrentes a principal estatueta da premiação, “Ainda Estou Aqui” se destaca com os maiores índices no Rotten Tomatoes, onde conta com aprovação de 96% da crítica especializada, e 98%, do público, e no Letterboxd, com 4,4 estrelas (de 5).

SINOPSE

Rio de Janeiro, início dos anos 70. O país enfrenta o endurecimento da ditadura militar. Estamos no centro de uma família, os Paiva: Rubens, Eunice e seus cinco filhos. Vivem na frente da praia, numa casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice – cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas – é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos. Baseada no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva, a história emocionante dessa família ajudou a redefinir a história do país.