Aprenda a fazer paçoca com apenas quatro ingredientes em casa

Nutróloga ensina receita fácil e saudável à base de amendoim e óleo de coco, perfeita para adoçar e entrar no clima de festa junina

São Paulo – Paçoca doce de amendoim é boa em qualquer época do ano, mas brilha ainda mais em tempos de festa junina. Como ainda não é possível fazer quermesse na rua, por causa da pandemia de Covid-19, o jeito é variar na receita e saborear esse doce em casa.

A nutróloga Karla Confessor deu um jeito de deixar a paçoquinha ainda mais saborosa e saudável: no lugar do açúcar refinado, entra o açúcar de coco, que tem índice glicêmico mais baixo e sabor bem delicado. Ou, ainda, o açúcar demerara e o mascavo, que têm mais nutrientes do que o açúcar comum.

Paçoca doce de amendoim é boa em qualquer época do ano, mas brilha ainda mais em tempos de festa junina (Foto: Divulgação)

E, para adicionar fibras ou um pouco mais de proteínas, dá para acrescentar farinha de aveia ou de amêndoas. O quitute ainda conta com o amendoim, fonte de proteínas e gorduras boas, e óleo de coco.

Karla, mestra pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e pós-graduada pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), criou o Projeto Emagrecida, uma iniciativa online para ajudar pessoas que querem se alimentar melhor.

Confira abaixo a receita de paçoca saudável compartilhada por Karla com o R7:

Paçoca saudável, por Karla Confessor

Rendimento: 20 unidades (cerca de 150 calorias cada)

Ingredientes:

6 colheres (sopa) de amendoim torrado, sem casca e sem sal
1 colher (sopa) de óleo de coco líquido (se estiver duro à temperatura ambiente, é só aquecer em fogo baixo para derreter)
4 colheres (sopa) de açúcar de coco, demerara ou mascavo
1/3 xícara (chá) de farinha de aveia ou amêndoas

Modo de preparo:

Em um processador ou liquidificador, bata o amendoim até formar uma farinha bem fina. Transfira-o para uma tigela e adicione a farinha, o açúcar e o óleo.

Mexa tudo muito bem com auxílio de uma espátula, até obter uma mistura homogênea. Para moldar a paçoca, utilize um molde no formato que desejar. Leve as paçocas à geladeira por 20 minutos e pronto.

A paçoca se conserva bem por até uma semana em temperatura ambiente e até 15 dias na geladeira.

Anúncio