Artes cênicas serão debatidas por autores do gênero em Manaus

Projeto ‘Cênicas Autorais’ traz palestras, debates e lançamentos de obras.

Manaus – Com as presenças de Selda Vale (SP, mas atuante em Manaus), Lenira Rengel (BA), Daniele Avila Small (Rio de Janeiro), Matteo Bonfitto (SP) e Sônia Machado de Azevedo (SP), a edição deste ano do projeto ‘Cênicas Autorais’ movimenta Manaus, nos dias 27 e 28 deste mês. Durante o evento, os convidados irão ministrar palestras, lançar suas publicações e participar de debates a cerca de políticas públicas editoriais no Brasil e na Região Norte. Haverá, ainda, apresentações de espetáculos teatrais e de dança.

“Também vamos trazer uma pessoa do Itaú Cultural (Ana de Fátima Sousa) que cuida dessa parte de seleção das publicações impressas pela entidade”, disse João Fernandes, gestor do Casarão de Ideias. “A ideia é aproximar o leitor do autor. Colocamos profissionais locais em debate com autores nacionais, pois, apesar de estarem em lugares diferentes, muitas vezes, as problemáticas são as mesmas. No Casarão de Ideias, temos o nosso acervo, mas uma coisa que percebemos é que os títulos referentes às artes cênicas são poucos ou simplesmente não existem nas livrarias locais. Pretendemos discutir o motivo desses livros pouco circularem. Normalmente, nós compramos publicações desse segmento quando viajamos para grandes centros”, acrescentou.

Programação
No primeiro dia, às 16h, Daniele Ávila conduzirá a palestra ‘As novas tecnologias e as publicações em Artes’. Em seguida, às 17h, Valdemir de Oliveira mediará, com as presenças de Lenira Rengel e Sônia Azevedo, a mesa-redonda ‘A produção e o fomento literário em Artes’. No dia seguinte, às 16h, Ana de Fátima Sousa palestrará sobre o tema ‘A comunicação e o relacionamento institucional do Itaú Cultural e as publicações em artes cênicas’. Mais tarde, às 17h, Jorge Bandeira mediará a mesa-redonda ‘Novos mercados da Literatura em Artes’, com Matteo Bonfitto e Selda Vale.

A programação ainda inclui lançamentos de livros e ‘cafés artísticos’, com apresentações culturais.

O ‘Cênicas Autorais’ é realizado por meio das Leis de Incentivo à Cultura, com apoio do projeto Rumos Itaú Cultural, da Prefeitura de Manaus por meio da Fundação de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

SERVIÇO
O quê: 2ª edição do projeto ‘Cênicas Autorais’
Quando: 27 e 28 de abril, das 16h às 20h
Onde: Casarão de Ideias (Rua Monsenhor Coutinho, 275, Centro)