Balé Folclórico comemora 15 anos de trajetória com espetáculos no Teatro Amazonas

Programação de aniversário, que também faz parte das comemorações dos 120 anos do teatro, segue até 9 de agosto.

Da Redação / portal@d24am.com

Balé Folclórico comemora 15 anos de aniversário.Foto: Divulgação/ SEC

Manaus – Uma programação especial vai comemorar o aniversário de 15 anos do Balé Folclórico do Amazonas até o dia 9 de agosto, encerrando com duas apresentações especiais do espetáculo ‘Bem do Interior’ no Teatro Amazonas. O espetáculo também integra as comemorações de 120 anos do teatro.

O Balé Folclórico do Amazonas, sob a direção de Conceição Souza, integra os Corpos Artísticos do Estado do Amazonas, e é um projeto idealizado, criado e mantido pelo Governo do Amazonas, via Secretaria de Cultura (Sec). Atualmente, conta com 33 integrantes, entre direção, ensaístas e bailarinos.

Programação

Nesta sexta-feira (5), o Balé Folclórico apresenta um pouco da sua trajetória em ensaios abertos à população, com a presença de alunos de diversas escolas ao redor do Gebes Medeiros (antigo Ideal Clube), casa de ensaios da companhia.

As apresentações começam ainda na portaria do prédio e vão até o interior do Teatro Gebes Medeiros, onde acontecem rodas de conversas com integrantes do Balé e a exibição de um documentário dirigido.

“O objetivo principal do Balé Folclórico é resgatar as danças folclóricas regionais e estilizá-las nas formas de balé neoclássico e contemporâneo. Nós utilizamos também a parte teatral para fazer a costura das cenas apresentadas, já que nós não nos propomos a apresentar apenas uma dança folclórica, mas a nossa arte e a nossa cultura por meio da dança profissional”, explica Adam Souza, assistente de direção do Balé Folclórico do Amazonas.

Espetáculos no Teatro Amazonas

Para segunda-feira e terça-feira (08 e 09), a companhia está preparando uma programação especial onde apresentará, da área externa do Teatro, passando pelo hall e chegando à plateia do Teatro, todo o seu ateliê coreográfico.

Na sala de espetáculos, serão apresentadas coreografias do Balé, um documentário que relata a história da companhia, e logo em seguida, a apresentação de um trecho do espetáculo Bem do Interior.

‘Bem do Interior’ é uma releitura de Conceição Souza que retrata um casamento típico do interior e as comemorações do evento, como as danças do Paneiro, o Boi-Bumbá e outras danças populares do Amazonas. A coreografia é assinada por Weldson Rodrigues, que foi maître de balé da companhia, e Marcus Vinicius, ex-integrante do Balé, que agora integra o Balé Estágio, de São Paulo.