Formação e prática pelo Palco Giratório

Artista pernambucana Flavia Pinheiro realiza a oficina ‘Cartografia do instante: Treinamento para o performer’, na quinta-feira, 3, e encena o espetáculo ‘Diafragma: Como manter-se vivo?’, no sábado, 5

Manaus – Com vasto currículo — criadora, coreógrafa, dançarina e professora —, a pernambucana Flavia Pinheiro vem a Manaus, nesta semana, para conduzir a oficina de dança ‘Cartografia do instante: Treinamento para o performer’ e apresentar o espetáculo ‘Diafragma: Como manter-se vivo?’. A passagem da artista pela cidade integra o projeto Palco Giratório.

Interessados devem procurar as centrais de atendimento do Sesc-AM, no Centro e no Balneário, para realizar a inscrição (Foto: Divulgação)

A primeira atividade de Flavia — que também realiza performances, vídeos, instalações, intervenções urbanas e experimentos que envolvem arte e tecnologia — será a oficina, na próxima quinta-feira, 3, no anfiteatro do Sesc Balneário (Av. Constantinopla, 288, Alvorada), das 15h às 21h, com entrada gratuita.

“O Palco Giratório é um projeto de circulação nacional das linguagens de artes cênicas, como dança, teatro e circo. Todo ano, recebemos projetos”, explica a técnica de dança do Sesc Amazonas, Jennyfer Lages.

‘Cartografia do instante: Treinamento para o Performer’ trata de tópicos pertinentes para quem possui a vivência da arte e esta será a primeira vez que a oficina acontece em Manaus, em ação única.

Jennyfer explica que o processo da oficina iniciou em 2017. “Nessa programação, a Flavia desenvolve com os participantes, além da preocupação com a performance, o cuidado de quem o faz, o performer. Sempre buscando trabalhar o corpo e suas potências, estimular o participante a viver esse instante que o nome da oficina propõe. O corpo no espaço, a se perceber dentro e fora do processo das formas do sentir e do vivenciar”, explica.

A oficina tem duração de seis horas. “É destinada a bailarinos, performers, artistas, atores e pessoas ligadas à arte. Toda classe artística, desde a dança, e teatro até o cinema, além de produtores e pessoas com vivência em artes, podem participar”, salienta.

As inscrições para ‘Cartografia do instante: Treinamento para o Performer’ podem ser feitas, gratuitamente, em uma das centrais de atendimento do Sesc Amazonas, que ficam localizadas nas unidades Centro (Rua Henrique Martins, 427) e Balneário. É necessário ter a carteira atualizada do Sesc.

Espetáculo ‘Diafragma: Como manter-se vivo?’ será encenado

Seguindo a programação do Palco Giratório 2018, no sábado, 5, acontece o espetáculo de dança ‘Diafragma: Como manter-se vivo?’, também da artista Flavia Pinheiro. A apresentação inicia às 20h, no Teatro da Instalação (Rua Frei José dos Inocentes, s/nº, Centro), com entrada gratuita — enquanto houverem lugares disponíveis.

No espetáculo, o elenco investiga a urgência daqueles que fazem a arte de permanecer em movimento como um procedimento de sobrevivência. O colapso da própria vida e arte na ausência de uma perspectiva. É, também, um questionamento de como nos relacionamos com as relações propostas e a certeza da nossa inconstância. A duração é de uma hora.

Anúncio