Lenda do guaraná ganhará duas adaptações, em festival

Município do interior do Amazonas sedia a 38ª Festa do Guaraná, na Praia de Maresia, nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, e programação terá duas companhias locais homenageando a famosa história regional

Manaus – A lenda do guaraná, uma das mais conhecidas do folclore brasileiro, será uma das grandes atrações da 38ª Festa do Guaraná, nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, na Praia da Maresia, no município de Maués.

Neste ano, duas companhias locais encenarão a lenda no palco principal do evento, apresentando ao público as versões mais conhecidas da história, a partir das 21h30, no último dia de festa.

Na lenda, uma índia se apaixona por um guerreiro de uma tribo rival (Divulgação)

Com 35 bailarinos e cinco solistas, o Corpo de Dança de Maués (CDM) foi criado em 2004 e desde então seus espetáculos se mantêm fiéis à tradição indígena, com intensas pesquisas nas comunidades Sateré que lhe renderam muitos destaques e apresentações no Teatro Amazonas e emissoras de TV.

Por outro lado, o Grupo Porantim optou por uma versão romântica da lenda, na qual a bela índia Cereçaporanga se apaixona por um guerreiro de uma tribo rival e foge com ele. Juntos, eles acabam fazendo um pacto de morte que comove a deusa Jaci. A entidade, então, faz nascer uma planta com frutos semelhantes aos olhos da índia.