Praça da Matriz será entregue hoje com shows

Após obras, espaço será entregue ao público, hoje à tarde, a partir das 16h. Cerimônia contará com shows especiais e uma bênção celebrada pelo arcebispo dom Sérgio Castriani

Manaus – A praça XV de Novembro, popularmente conhecida como Praça da Matriz, terá, após quatro anos, sua reinauguração. Shows de Música, celebração de bênção e exposição da árvore de Natal acontecem, hoje, a partir das 16h. O evento, que será comandado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, terá, ainda, uma intervenção parcial: a Avenida 7 de Setembro, entre a Rua Marquês de Santa Cruz e a Avenida Eduardo Ribeiro, será afetada. O terminal central fluirá normalmente.

No palco ao lado do Relógio Municipal, Lucilene Castro, Zezinho Correa e Nunes Filho se apresentarão Altemar (Foto: Alcântara/Semcom/Divulgação)

No palco que será montado ao lado do Relógio Municipal restaurado, três grandes nomes da Música Popular Amazonense se apresentarão. Lucilene Castro, Zezinho Correa e Nunes Filho trazem um show assinado pelo maestro Paulo Marinho. O arcebispo metropolitano de Manaus, dom Sérgio Castriani, celebrará uma bênção. “Estou feliz da vida de ser convidado a participar dessa grande festa de reinauguração da Praça da Matriz. Nós três estaremos animando o público. Vamos juntos subir pelas paredes”, disse o príncipe do brega. O cantor também confessou que, para ele, faltava um ‘banho de beleza’ em locais históricos da cidade. “Mais do que vir à cidade para conhecer, é necessário que os turistas nacionais e internacionais venham e levem uma boa imagem de Manaus”, completou.

Mudanças

A Praça da Matriz recebeu novas pinturas, instalação de bancos e iluminação. Dentre as reformas que poderão ser vistas pelo público, estão os jardins, o passeio e o relógio histórico — que foi restaurado peça por peça. No antigo aviaquário, um ‘caminho arqueológico’ foi encontrado e está sob a tutela do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Futuramente, será um sítio arqueológico aberto para visitação. Para o vice-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), José Cardoso, as atividades trazem a ressignificação do Centro Histórico. “Está sendo entregue apenas uma parte da obra, o entorno da praça que foi contemplado pelo PAC cidades históricas. A praça será aberta 24 horas (por dia)”, informou.

Natal em Manaus

Em virtude das festas do final de ano, uma primeira árvore de Natal da cidade será entregue. Com 16 metros de altura por sete de diâmetro, a obra assinada por Dã Alfaia contará com um ‘jardim de estrelas’ e outras decorações natalinas. A árvore será dourada, lembrando o tempo áureo da borracha,  e respeitará as características da Belle Époque. Para o artista, a praça está sendo entregue repaginada, mas mantendo seu conceito original. “O resgate da tradição histórica da Praça da Matriz, aliado ao clima natalino, vai deixar o Natal de Manaus ainda mais bonito”, finalizou Dã.

O Fundo Manaus Solidário, que é responsável pelo Natal da cidade, trouxe, além das ornamentações, programações natalina e cultural, ações solidárias e exibição da árvore temática, já neste mês. “Nossa proposta é a inclusão. É uma forma de incentivar a ida das famílias e a ocupação da praça. Quando há um atrativo, cria-se um hábito de visitação”, comentou Mônica Santaella, representante da iniciativa.

Anúncio