Artistas amazonenses realizam exposição na França

Romahs Mascarenhas e Emerson Munduruku vão expor ilustrações e fotografias na cidade de Arles

Manaus – Arles, na França, vai abrigar nos dias 4 e 5 de março uma exposição que conta com dois artistas amazonenses: Romahs Mascarenhas e Emerson Munduruku. ‘Paris des Tropique’ é a mostra de Romahs, cartunista, ilustrador de quadrinhos e roteirista da Turma da Mônica que retrata, em painéis, pontos turísticos de Manaus com personagens do cotidiano. E uma série de fotografias, no mesmo evento, registra o trabalho de Emerson Munduruku, performer criador da personagem Uyra Sodoma, que se apresenta como uma entidade da natureza.

Uma das ilustrações da mostra ‘Paris des Tropique’, do artista Romahs (Foto: Divulgação)

As exposições integram uma ampla programação cultural do evento ‘Des Livres et Vous’ (Os livros e vocês), idealizado pela universidade Aix Marseille, e é organizado pela associação Arles em Prémices. O título do evento também é um trocadilho, pois lembra a expressão ‘Délivrez-vous’ (Libertem-se). O público visitante é constituído de jovens e estudantes. A literatura é o tema central, assim como questões ecológicas e sociais.

Emerson Munduruku, criador da personagem Uyra Sodoma, exibirá uma série de fotografias no evento ‘Des Livres et Vous’ (Foto: Divulgação)

A Manaus da Belle Époque

Para Romahs Mascarenhas, o processo de produção de ‘Paris des Tropique’ foi prazeroso, pois permitiu passear por áreas conhecidas da cidade e contemplar pequenas cenas diárias do cotidiano. “Manaus durante a Belle Époque (entre o fim do século 19 até 1913) era bem urbanizada e por isso foi chamada de Paris dos Trópicos. Daí surgiu a ideia de registrar alguns imóveis que estão preservados, mas contando uma historinha com as personagens populares que frequentam esses espaços”, diz o artista.

Romahs afirma que a participação em uma exposição internacional é algo emocionante e destaca que tem percebido uma grande expectativa dos organizadores, tanto em relação ao trabalho de arte em si, quanto em conhecer mais sobre a capital do Amazonas.

Anúncio