‘As Aventuras de Matilda – O Musical’ se despede no palco do Teatro Amazonas

O musical terá suas últimas sessões no palco do icônico Teatro Amazonas

Manaus – O Teatro Amazonas foi o cenário cultural escolhido, para as últimas apresentações em Manaus, do espetáculo “As Aventuras de Matilda – O Musical”, da Cia Trilhares, que acontecerão dia 1 de outubro(seta), em sessões às 16h e 20h. Os ingressos já estão à venda na Casa de Artes Trilhares e na Bilheteria Digital e na bilheteria física do Teatro Amazonas, no Largo São Sebastião, Centro.

Foto: Divulgação

“As Aventuras de Matilda – O Musical” marca o primeiro trabalho da Turma de Teatro Musical da Casa de Artes Trilhares, envolvendo mais de 40 profissionais envolvidos no projeto, entre artistas e técnicos. A inédita versão de um dos maiores sucessos da literatura mundial, conta com artistas em formação e profissionais já renomados na cena local, dentre estes as atrizes Dávilla Holanda e Giese Santos e os atores Roque Baroque, Klindson Cruz e Matheus Sabbá.

O diretor geral pontua que a principal reflexão sobre esta obra, e consequentemente sobre esta adaptação, aqui em Manaus, é a inquietação: “Matilda é inquieta, contestadora, corajosa. Mas é importante ressaltar que isso não é o suficiente e esse é um ensinamento para todos nós: não basta apenas querer mudar o meio em que vivemos, nós precisamos buscar conhecimento, ferramentas e nos cercar de pessoas que nos deem suporte na caminhada para a mudança. Matilda encontra isso tudo nos livros, nos amigos e na figura emblemática de uma professora, a Srta. Honey”, argumenta Juca Di Souza.

blank

Foto: Divulgação

Quem for ao teatro buscando apenas entretenimento vai ter algumas surpresas, como explica o diretor: “Ao mesmo tempo que a obra de Roald Dahl diverte, ela deixa uma forte crítica aos adultos, principalmente aos pais, escancarando situações de desrespeito à criança enquanto indivíduos com personalidades e pontua o autoritarismo, a ausência de diálogo e a alienação das grandes mídias”, destaca.

“O mais absurdo é saber que isso ainda é a realidade de muitas famílias nos dias atuais. Talvez a relação com a televisão não seja mais como o autor descreve em 1988, até porque hoje em dia temos outras ‘telas’ nesta problemática, mas a reflexão acerca dos efeitos causados se mantém viva e preocupante, nos alertando o que Matilda diz do começo ao fim deste espetáculo: que os adultos precisam olhar as crianças com mais atenção, carinho e respeito”, completa Juca.

Voz e Corpo

A produtora Rafaela Margarido explica que este é o maior desafio artístico da Trilhares, desde a criação da companhia: “São muitos artistas envolvidos dentro e fora dos palcos. São várias entradas e saídas no palco, uma grande construção e movimentação cênica, o que nos tomou muitas horas de trabalho na sala de ensaios. Além disso, temos por trás de tudo que será apresentado muitos técnicos envolvidos para que tudo aconteça. Mas ver o resultado final desse processo está sendo recompensador, ainda mais em um ano tão difícil para o setor cultural”.

blank

Foto: Divulgação

Ficha

Elenco
Crianças: Aadrya Pal, Davi Lucas, Ana Aurora Laan, Maria Júlia Persilva, Rhuan Gabriel, Gabriela Nakamura , Alice Frota, Ana Luisa de Oliveira Vasconcelos e Giovana Figueiredo.

Adolescentes: Letícia Marques, Yago Andrade, Iara Back, Davi Ramos, Caio Luís Marques e Bruna Holanda, Isabela Nakamura, Eduarda Sampaio.

 

Adultos: Matheus Sabbá; Dávilla Holanda; Klindson Cruz; Giese Santos; Gabriela Corrêa; Roque Baroque, Karine Magalhaes e Lukas Macedo.

Equipe Criativa
Direção Geral e Cenografia: Juca Di Souza
Diretora de Cena e Preparadora de Elenco: Dávilla Holanda
Preparador Vocal: Yago Reis
Direção Musical: Yago Reis
Iluminação: Léo Margarido
Direção de Produção: Rafaela Margarido
Produção: Manuel Fagache, Mickaela Raicham e Miqueias Barbosa
Figurinos: Rafaela Margarido, Manuel Fagache e Paula Andrade

Criação Coreográfica: Italo Almeida e Bruna Holanda

Músicos
Bateria: Jessé Sicsú
Trombone: Luiz Caio Neves
Guitarra: Annison de Oliveira
Piano e teclado: Elton Nogueira
Contrabaixo: Samuel Salgado

blank blank

 

Curiosidades sobre “As aventuras de Matilda – O Musical”

1. A montagem faz parte do curso de Teatro Musical da Casa de Artes Trilhares e teve seu início em 2019, onde os alunos puderam conhecer e experimentar em pequenas exercícios alguns dos principais musicais da Broadway, e depois de um longo tempo de estudo de técnica e pesquisa em Teatro Musical foi escolhido “Matilda” em uma adaptação livre para “As aventuras de Matilda, O Musical” como montagem oficial de trabalho do Curso;

2. O elenco é composto por 22 atores e atrizes mesclando entre crianças, adolescentes e adultos que ao todo se alternam em 25 personagens diferentes. Somando-se com as equipes técnicas e criativas e excluindo-se as prestações de serviços externos, diariamente nos ensaios são cerca de 40 pessoas envolvidas diretamente no espetáculo;

3. Toda a pesquisa de Cenografia foi baseada em estudos sobre o “ferro” e a “madeira” e as características destes elementos também fizeram parte da construção de personagens pela direção artística na sala de ensaio;

4. Mesmo com todos os cuidados e testagem prévia, dias antes da estreia em novembro de 2020, três atrizes tiveram que ser afastadas devido a covid-19 e isso fez com que a direção redistribuísse de última hora o elenco, a fim de cobrir as lacunas causadas pelo evento;

5. Todos os diretores/professores têm formação acadêmica completa ou em curso, isto garante um olhar mais atento ao grande número de crianças/adolescentes envolvidos e as questões que surgem ao longo do processo, como modificações no musical, sendo que muitas delas foram sugestões das próprias crianças, e isto deixou o processo com a cara deles, que se sentem pertencentes ao todo. O olhar mais sensível dos diretores específicos e da direção geral foi fundamental para que o processo fluísse de forma saudável para todos os envolvidos no espetáculo.

 

SERVIÇO

O QUE: “As Aventuras de Matilda – O Musical”

QUANDO: 1º de outubro (sexta), em sessões às 16h e 20h.

ONDE: Teatro Amazonas – Largo de São Sebastião – Centro.

VALORES: R$60 (inteira) e R$30,00 (meia entrada)

PONTOS DE VENDAS:

Para sessão das 16h – vendas na Casa de Artes Trilhares

Para sessão das 20h – vendas na bilheteria do Teatro Amazonas e na Bilheteria Digital: https://www.bilheteriadigital.com/as-aventuras-de-matilda-o-musical-01-10-20h-01-de-outubro

MAIS INFORMAÇÕES: 92 99298 5532.

Anúncio