Manaus – O espetáculo “Da Silva”, do Ateliê 23, fica em cartaz nos dias 3 e 4 de setembro, às 20h, no Teatro Gebes Medeiros (Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro). Os ingressos antecipados para as sessões da curta temporada estão disponíveis por R$ 25 (meia-entrada) no Instagram (@atelie23).
Em 2024, o projeto contemplado no Prêmio Funarte Circulação e Difusão da Dança – 2022 circulou com apresentações gratuitas em Itacoatiara, Manacapuru e Manaus, no Amazonas; Recife e Caruaru, em Pernambuco; Belo Horizonte e Ouro Preto em Minas Gerais.
“A obra passeia por três linguagens, dança, teatro e música em números individuais para falar de superação, usamos as histórias das nossas famílias como metáfora, para falar das famílias brasileiras”, afirma o diretor Eric Lima.
Ele explica que, no palco, quatro intérpretes atuam como uma representação da sociedade atualmente. Segundo Eric Lima, que assina também coreografia e figurino, o espetáculo de 2016 foi remontado este ano com novo elenco: Andira Angeli, Guilherme Bonates, Lore Cavalcanti e Taciano Soares.
A assistência de direção é de Fernanda Seixas e Taciano Soares e a assistência coreográfica de Lore Cavalcanti. As composições são de Andira Angeli, Eric Lima, Enos Lopes, Guilherme Bonates, Lore Cavalcanti e Thais Vasconcelos.
A iluminação é de Paulo Martins, cenotécnica e costura de Andira Angeli e Lore Cavalcanti. O cenário tem assinatura de Taciano Soares, que atua ainda como coordenador de produção.
“Trazemos a nossa experiência para a cena dentro da perspectiva da diversidade e dentro desse recorte do racismo, da homofobia, transfobia, misoginia e machismo”, completa o artista.
Setembro
A montagem “Da Silva” abre a programação de setembro da companhia amazonense. Na agenda do Ateliê 23, no dia 5, tem “Cabaré Chinelo” no festival “Manaus Passo a Paço 2024”.
Já nos dias 10 e 11, a peça que conta a história de Felícia, Mulata, Balbina, Antonieta, Soulanger, Laura, Joana, Luiza, Enedina, Emiliana, Sarah e Maria volta ao Teatro Gebes Medeiros, às 20h.
No dia 29 de setembro, às 19h, tem nova edição do projeto “Ouve”, com a trilha sonora dos espetáculos da companhia dirigida por Eric Lima e Taciano Soares. No repertório estão confirmadas composições de obras como “Da Silva”, “Ensaio de Despedida”, “Helena” e “Cabaré Chinelo”.