Atividades gratuitas marcam Semana dos Museus, em Manaus, a partir desta terça-feira

Iiniciativa busca estimular a divulgação dos museus em todo o território nacional, promovendo visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e demais atividades

Manaus – Promovida nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a 17ª Semana dos Museus chega a Manaus levando uma temporada cultural de atividades gratuitas, que se inicia nesta terça-feira (14) e segue até o próximo domingo (19). Visitas guiadas no Museu da Cidade, além de uma aula show, palestra e seminário no Les Artistes Café teatro, integram a programação local da Semana dos Museus, que ocorre em alusão ao Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio.

De 14 a 19 de maio, das 9h às 17h, as visitas guiadas serão feitas no Museu da Cidade, Centro Histórico de Manaus (Foto: Altemar Alcantara/Semcom)

Com o tema escolhido para este ano ‘Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições’, baseada na poesia do escritor brasileiro Paulo Leminski, a iniciativa busca estimular a divulgação dos museus em todo o território nacional, promovendo visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e demais atividades.

De 14 a 19 de maio, as visitas guiadas serão feitas no Museu da Cidade, localizado no Paço da Liberdade, na Rua Gabriel Salgado, no Centro Histórico de Manaus, em frente à praça Dom Pedro II. O horário para visitas é das 9h às 17h (com última entrada às 16h20).

Na quarta-feira (15), às 15h, haverá uma aula show com o tema ‘A tradição Ceramista dos Povos Amazônicos e o Sítio Manaus’, no Les Artistes Café Teatro, na Avenida Sete de Setembro, nº 377, no Centro da capital.

A aula será ministrada pela arqueóloga Vanessa de Carvalho Benedito, que é bacharel em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e pesquisadora colaboradora do Instituto Soka-Centro de Pesquisas e Estudos Ambientais do Amazonas  (Cepeam).

Já na quinta-feira (16), às 15h, também no Les Artistes Café Teatro, ocorrerá a palestra ‘Educação patrimonial como instrumento de preservação e sustentabilidade da memória cultural’, ministrada pela arquiteta Alcilânia da Cunha Lima. Graduada em Arquitetura pela Universidade Nilton Lins, Alcilânia é conselheira suplente no Conselho Fiscal no Sindicato dos Arquitetos do Amazonas, chefe da Divisão de Patrimônio Cultural na Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e também é professora da Universidade Nilton Lins.

Encerrando as atividades no Café Teatro, na sexta-feira (17) o doutor em História Social pela Universidade Federal de Fluminense (UFF), o escritor e professor Otoni Mesquita, fará o seminário ‘Mercado Adolpho Lisboa – História e Arquitetura’.  As atividades também acontecerão em outros museus da cidade de Manaus.