Rio de Janeiro – A Justiça do Trabalho condenou a Globo a pagar uma indenização de R$ 500 mil à atriz Roberta Rodrigues por assédio moral e racismo institucional durante as gravações da novela ‘Nos Tempos do Imperador’. A intérprete de Lupita, juntamente com Cinnara Leal (Justina) e Dani Ornellas (mãe Candida) denunciaram o diretor artístico Vinicius Coimbra por tratar o elenco negro da trama de maneira diferente dos artista brancos.

(Foto: Reprodução Instagram @rorodrigues)
Segundo a coluna de Monica Bergamo na Folha de S.Paulo, a juíza Aline Gomes Siqueira, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, interpretou que a emissora permitiu um ambiente de trabalho marcado por práticas de assédio moral e racismo institucional e determinou o pagamento da indenização.
De acordo com a Justiça, o ambiente de gravações teria causado o adoecimento da atriz, que recebeu diagnóstico de burnout, e o seu afastamento do trabalho por cerca de três meses. A atriz afirma que ela e os outros atores negros da produção tiveram tratamento diferente do restante do elenco, formado por atores brancos.
Em sua rede social, a atriz publicou um vídeo confirmando a decisão e agradecendo aos advogados, mas ela afirma que a luta ainda não parou.
A emissora nega denúncia e cabe recurso da decisão.