Atriz global vai receber indenização de meio milhão por racismo em novela

Roberta Rodrigues denunciou diretor artístico por tratar elenco negro da trama de maneira diferente dos artista brancos

Rio de Janeiro – A Justiça do Trabalho condenou a Globo a pagar uma indenização de R$ 500 mil à atriz Roberta Rodrigues por assédio moral e racismo institucional durante as gravações da novela ‘Nos Tempos do Imperador’. A intérprete de Lupita, juntamente com Cinnara Leal (Justina) e Dani Ornellas (mãe Candida) denunciaram o diretor artístico Vinicius Coimbra por tratar o elenco negro da trama de maneira diferente dos artista brancos.

(Foto: Reprodução Instagram @rorodrigues)

Segundo a coluna de Monica Bergamo na Folha de S.Paulo, a juíza Aline Gomes Siqueira, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, interpretou que a emissora permitiu um ambiente de trabalho marcado por práticas de assédio moral e racismo institucional e determinou o pagamento da indenização.

De acordo com a Justiça, o ambiente de gravações teria causado o adoecimento da atriz, que recebeu diagnóstico de burnout, e o seu afastamento do trabalho por cerca de três meses. A atriz afirma que ela e os outros atores negros da produção tiveram tratamento diferente do restante do elenco, formado por atores brancos.

Em sua rede social, a atriz publicou um vídeo confirmando a decisão e agradecendo aos advogados, mas ela afirma que a luta ainda não parou.

A emissora nega denúncia e cabe recurso da decisão.