Manaus – A amazonense Isabelle Nogueira, cunhã-poranga do Garantido, explicou na madrugada desta sexta-feira (12), após ser chamada de ‘índia’ durante a indicação do cantor Rodriguinho na escolha do alvo para o próximo paredão no Big Brother Brasil 24 que o termo que ele usou para caracterizá-la é considerado pejorativo pelos povos indígenas do Brasil e ela fez questão de explicar o motivo para ele. Rodriguinho chamou a cunhã de ‘índia’.
“Nós, todos os povos, estamos em reconexão e retomada. É porque o termo ‘Índia’ é um termo meio que pejorativo, porém o mundo está compreendendo isso agora. Quando você for falar de indígena, é indígena ou originário. Porque índia foi quando o colonizador chegou no Brasil e aí ele quis falar que a gente parecia o ‘povo da índia’, que ele errou de caminho. Entendeu? Então é como se a gente não tivesse a nossa…”, disse ela.
“Nossa, mas é muita coisa né”. Porém, ela o tranquilizou. “Não, mas calma, você tá aprendendo… uma coisa seria eu falar e você…”, declarou.
A palavra índio é considera pejorativa ao se referir aos indígenas por ser um termo genérico, sem considerar características, valores, cultura e diversidade desses povos. Já a palavra indígena faz referência à origem, ao lugar de onde vieram essas pessoas e contempla toda a diversidade dos povos originários.
Veja o momento: Reprodução Rede Globo:
🚨 Isabelle Nogueira adverte brother no #bbb24: “Meio pejorativo”pic.twitter.com/j6tJ8SinAY
— D24AM (@portald24am) January 12, 2024