Bloco da Maizena agita Itacoatiara nesta Terça-feira de Carnaval 

A programação começa na Praça da Matriz, de onde sai o trio elétrico que percorre as principais ruas da cidade, até chegar ao centro de eventos de Itacoatiara

Itacoatiara – Em sua 8ª edição, o Bloco da Maizena arrastou a população itacoatiarense pelas principais ruas da cidade, nesta Terça-feira de Carnaval (5), com o tema “Amor e Alegria”. Segundo o organizador do evento, Paulo Hayden, a estimativa é de que mais de 30 mil pessoas façam parte da festa que conta com mais de 10 horas de show e 14 atrações. A festa está programada para encerrar às 2h desta quarta-feira (6).

Bloco da Maizena arrastou multidão em Itacoatiara (Foto: Stephane Simões/Divulgação)

A programação começa na Praça da Matriz, de onde sai o trio elétrico que percorre as principais ruas da cidade, até chegar ao centro de eventos de Itacoatiara, um percurso de cerca de 4 quilômetros. Entre as atrações estão a cantora paraense Kelly Mel, Jorge Japa, Rogerinho da Bahia, Luciano Kikão, Mc Tonelada, Deusimar & Banda, Djs e entre outras bandas locais.

O evento, que tornou-se um dos mais tradicionais no Carnaval de Itacoatiara, surgiu de uma brincadeira, em que 12 amigos se reuniam no período carnavalesco para comemorar a data. O evento cresceu e, atualmente, recebe foliões de municípios vizinhos.

Trio elétrico animou os foliões (Foto: Stephane Simões/Divulgação)

A proposta do tema, conforme Hayden, é mostrar que, hoje, o Bloco da Maizena se tornou o amor e a paixão dos itacoatiarenses. “As pessoas que acompanham o Bloco da Maizena estão há dias se preparando para esse momento. Você ver que tem uma guerra de fécula, mas uma guerra de alegria, que não tem briga ou desavença”, disse.

Acompanhado da família, Marivan Neves, 31, participa há cerca de cinco anos do Bloco. Para ele, é um evento que não pode faltar no calendário carnavalesco. “Pra mim, é uma festa que já é certa. Todos os anos eu participo. Todo mundo brinca, sem violência, é uma banda tranquila”, ressaltou.

Bloco também recebe visitantes de cidades vizinhas (Foto: Stephane Simões/Divulgação)

Em seu terceiro ano participando, o itacoatiarense João Pedro, 23, destacou que o bloco é um evento que reúne toda a família, dos mais novos aos mais velhos. “É um bloco que envolve toda a família. Isso traz uma alegria para a população em geral, tanto que o bloco vem crescendo a cada ano”, acrescentou.

Kátia Barbosa, 39, também veio, ao bloco, acompanhada da família e afirmou que o evento já é tradição entre eles. Ela destacou que a festa traz uma brincadeira sadia e divertida. “É um evento muito gostoso, uma brincadeira muito maravilhosa, tanto é que a população de Itacoatiara está toda aqui. Todos nós participamos de uma maneira muito legal, sem violência”, concluiu.

Bloco tem percurso pelas ruas de Itacoatiara (Foto: Stephane Simões/Divulgação)

Economia local

A festa não movimenta apenas os foliões itacoatiarenses. De acordo com Hayden, a chegada do evento aquece a economia e o comércio local que disponta com as vendas de trigo e maizena. “Os hotéis estão lotados, os restaurantes estão vendendo bem, as bebidas estão sendo vendidas. Realmente, a economia é pujante nesse momento”, finalizou Hayden.