Bosque da Ciência oferece atividades alusivas ao Dia Nacional da Ciência, neste domingo

Exposições e experiência interativa com realidade virtual serão desenvolvidas no espaço de visitação pública do Inpa

Manaus – Em alusão ao Dia Nacional da Ciência, nesta segunda-feira (8), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) promove, neste domingo (7), atividades práticas no Bosque da Ciência para mostrar aos visitantes pesquisas que a Instituição e parceiros desenvolvem em prol da conservação e da biodiversidade da Amazônia. O espaço de visitação pública do Inpa está localizado na rua Bem-te-vi s/nº, bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.

Pela manhã estão sendo realizadas duas exposições: “Macróficas Aquáticas” ocorre das 9h às 11h30, uma exposição de plantas aquáticas no Chapéu de Palha no entorno do Lago, mostrando um pouco da biodiverdade aquática da região. A outra será “Biodiversidade nas Cidades” das 10h às 16h, com exposição de aves taxidermizadas artisticamente, joguinhos, vídeos dos trabalhos realizados no Laboratório de Biologia da Conservação (Labic).

O Bosque da Ciência está localizado na Rua Bem-Te-Vi, s/n, bairro Petrópolis, zona sul de Manaus (Foto: Divulgação)

Vinculado à Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), o Labic estuda os efeitos da fragmentação da floresta e mudanças da paisagem sobre as comunidades de animais na Região Metropolitana de Manaus (RMM).

Outra atividade da programação é uma experiência interativa intitulada “Realidade Virtual na Floresta”, que vai ocorrer das 14h às 16h30.

O Bosque da Ciência é um fragmento florestal de 13 hectares dentro da área urbana de Manaus. É dedicado à divulgação científica, educação e lazer, que abriga uma vegetação florestal, animais da fauna amazônica de vida livre e atrativos para a visitação turística.