Cantora amazonense mistura pop e afrobeat na música ‘Expectativa’

A canção da artista Karen Francis é o segundo single de disco de estreia que sai esse ano

Manaus – Preparando terreno para o lançamento de seu álbum de estreia, a cantora amazonense Karen Francis embarca em uma nova fase, guiada por um pop solar, e apresenta a música “Expectativa”, que será lançada nas plataformas de streaming nesta quarta (22). Inspirada no ritmo do afrobeat, a canção é o segundo single do disco, e chega acompanhada de um videoclipe produzido pela Tucandeira Films, em parceria com a produtora Delu.

(Foto: Divulgação)

“‘Expectativa’ é um som gostoso, com uma pitada de referências afro-brasileiras. Meus últimos trabalhos foram mais voltados pro R&B, mas esse vem com uma energia dançante, mais enérgica, que faz a gente querer se mexer”, conta a artista. Entre as referências citadas por Karen, estão artistas nigerianos como Rotimi, Tiwa Sawage, Wizkid e Tems, que passeiam pelo afrobeat e R&B, e a brasileira Luedji Luna. “Tudo isso me alimenta e faz eu querer fazer esse som que esquenta o coração”, completa.

Por conta da pandemia de Covid-19, a canção foi produzida em maior parte de maneira remota, contando com a produção e mixagem de Tico Pro (SP), responsável pelo instrumental, e direção artística da cantora amazonense Elisa Maia.

Já o clipe, em que a cantora também assina parte do roteiro e da direção de arte, foi gravado em estúdio e em pontos conhecidos de Manaus, como a entrada da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o viaduto da Av. Darcy Vargas, ao longo de dois dias, reunindo um elenco de figurantes formado principalmente por artistas negros e indígenas.

“A ideia da música é falar sobre os sentimentos que andam juntos com a expectativa numa relação quase romântica, e o clipe vem pra mostrar tudo isso de uma forma descomplicada, sabe? Mostrar o cansaço que rola quando esperamos por alguém, mas também a atitude de não esperar mais, de entender que não vale mais a pena”, destaca Karen. “Parafraseando o que Nina Simone disse, ‘é saber levantar da mesa quando o amor não está sendo servido'”.

“Expectativa” sucede “Confissão”, primeiro single do álbum, que foi lançado em dezembro de 2021, como parte da programação das Seletivas Se Rasgum Amazônia Legal, do Festival Se Rasgum (PA).

Karen Francis

Karen Francis é cantora, compositora e instrumentista nascida em Maués (AM), e uma das representantes da nova MPB e do R&B contemporâneo produzido no Norte do país. Sua voz potente é guiada por uma musicalidade que une raízes da música negra, sonoridades africanas e influências de rap, gospel e afrobeat, enquanto suas letras discorrem sobre relacionamentos, sexualidade, desejos, ancestralidade e negritude.

No repertório, a artista já conta com o EP “Acontecer” (2018) e a releitura “Acontecer – Ao Vivo” (2021), além de participações em faixas do rapper Ian Lecter e do grupo Saravá e passagem pelos palcos de shows e festivais como Se Rasgum (PA), Sofar Sounds, Até o Tucupi, Somas, Virada Sustentável, Passo a Paço, entre outros.

Anúncio