Artistas do Carnaboi 2020 vão se revezar em palco de formato 360º

O evento deste ano, de volta ao Sambódromo, contará com 35 atrações em 10 horas de programação e uma homenagem a Arlindo Jr.

Manaus – De volta ao calendário oficial de eventos, o Carnaboi será realizado na próxima segunda-feira (24), também de volta ao Sambódromo, com início às 18h e entrada gratuita. Em sua 20ª edição, a festa terá 10 horas de programação com 35 artistas que vão se revezar num palco em formato 360º, que permite uma interação maior dos artistas com o público.

“A partir do Carnaboi, a gente lança toda a programação prevista para o Festival Folclórico de Parintins, que acontece em junho de 2020”, destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.

O grupo Canto da Mata, uma das atrações do 20º Carnaboi (Foto: Bruno Zanardo/Secom/Divulgação)

Outra novidade desta edição é o aplicativo ‘Bumbômetro’, desenvolvido por discentes do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam), para medir a animação dos brincantes e acirrar a rivalidade entre as torcidas de Caprichoso e Garantido.

“As pessoas vão poder baixar, desde agora, o aplicativo ‘Bumbômetro’. O aplicativo vai poder captar quem está mais animado. Em determinado momento, nós vamos ver qual é a torcida que está mais agitada, se vai ser a do Garantido, ou do Caprichoso”, disse Apolo Muniz.

Um dos pontos altos da noite será a homenagem a Arlindo Jr., ícone do boi-bumbá, falecido em dezembro de 2019. “O Arlindo foi a minha maior inspiração, ele é o nosso lema, é um amigo que sempre vai ficar na memória. Ele conseguiu desbravar esse ritmo para todo o Brasil e fez com que nós tivéssemos esse som mais pop, uma toada diferenciada. Arlindo sempre foi muito aguerrido, sempre foi um homem à frente do seu tempo nessa condição do nosso ritmo amazônico”, comenta o cantor Fabiano Neves.

“O Arlindo era chamado de ‘Pop da Selva’ porque rompeu barreiras. Realmente era um ícone, foi quem começou todo esse movimento aqui em Manaus, que trouxe o ritmo do ‘dois pra lá e dois pra cá’ para a cidade de Manaus. Eu acredito que a gente tem que lembrar do Arlindo com aquela alegria de sempre, cantando, sorrindo, colocando a galera para dançar, então vai ser uma homenagem bonita”, completa Fábio Casagrande.

Atrações

A festa começará com os bois-bumbás de Manaus: Brilhante, Garanhão e Corre Campo. Na sequência, os artistas dividirão o palco, revezando repertório de Caprichoso e Garantido. Serão sempre duas atrações, com mais uma participação especial. PA Chaves e Fábio Casagrande, que convidam Itamar Benarroz; Vanessa Alfaia e Mara Lima, que recebem Jardel Bentes; Márcia Siqueira e Márcia Novo, que têm Black Marialva como convidado; Canto da Mata e Fabiano Neves, com participação de Cézar Pinheiro; Leonardo Castelo e Robson Júnior, com A Toada; e Edilson Santana e Helen Veras convidam o grupo Kaboclos.

Vocalista da banda Canto da Mata, Mailzon Mendes destaca o palco em formato inédito no Carnaboi. “Acredito que o público vai ficar muito mais próximo do artista. Quem estiver de qualquer ângulo do Sambódromo vai ver toda a apresentação, a performance”, observa.

No meio da festa, haverá uma apresentação de Sebastião Júnior, Gaspar Medeiros, Israel Paulain e Batucada, itens oficiais do Garantido; e de David Assayag, Prince do Boi, Edmundo Oran e Marujada, do Caprichoso. As últimas atrações da noite serão Carlinhos do Boi e Carlos Batata, com participação da Kamayurá; Júnior Paulain e Carrapicho, que receberão Paulinho Viana no palco.

“Vai ser um show inclusivo, com participação de PcDs (Pessoas com Deficiência), tradução simultânea em libras. Nosso pajé é da Pestalozzi, teremos a participação das meninas da Apadam (Associação de Pais e Amigos do Down no Amazonas) dançando com o bailado oficial. Vai ser uma festa em que todos vão poder curtir e brincar juntos, com muito alto astral com esse ritmo da nossa terra que é o boi-bumbá”, frisa Carlos Batata.