Carnaval: desfiles no Sambódromo terão esquema especial de serviços

No esquema de serviços montado pela Prefeitura de Manaus, estão planejamentos especiais de trânsito, transporte, limpeza, saúde, assistência social e fiscalização de comércios

Manaus – A Prefeitura de Manaus montou um esquema especial de serviços públicos para atender, a partir desta quinta-feira (28), o público que for ao Centro de Convenções Sambódromo acompanhar os eventos do Carnaval 2019. Entre eles, estão planejamentos especiais de trânsito, transporte, limpeza, saúde, assistência social e fiscalização de comércios.

Até a Terça-feira Gorda de Carnaval (5), o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) coordena o fluxo de veículos no entorno do Sambódromo. Agentes de trânsito vão atuar na fiscalização, controle e ordenamento de veículos e pedestres para garantir a segurança e fluidez nas vias. Além disso, o Manaustrans realizará orientações com mensagens educativas que serão distribuídas ao público no sábado (2), a partir das 18h.

Também para o sábado, linhas do transporte público serão reforçadas até às 4h da manhã de domingo (3), durante o desfile das escolas de samba do grupo especial de Manaus. Mais de 30 fiscais da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) estarão presentes durante todo o evento para monitorar a operação das linhas.

Linhas do transporte público serão reforçadas até às 4h da manhã de domingo (3) (Foto: Karla Vieira/Semcom)

As linhas normais que saem do Centro e as alimentadoras, que partem dos Terminais de Integração, também terão o horário de atendimento ampliado com a realização de mais uma viagem após a 0h. Assim, durante e após os desfiles, a população contará com opções de transporte público para todas as zonas da cidade e para os cinco Terminais de Integração.

Além da frota que ficará em circulação, dez ônibus reservas servirão de apoio à operação. Os veículos ficarão estacionados na Rua da Maromba, bairro Chapada, e serão colocados para atender as linhas de acordo com a demanda. Os ônibus estarão com a placa ‘Sambódromo’ afixada no para-brisa.

Com a interdição das avenidas Pedro Teixeira, do Samba e Lóris Cordovil, os ônibus que passam por estas vias seguirão um itinerário alternativo, utilizando como principais opções de desvio as avenidas Darcy Vargas e Desembargador João Machado. Clique aqui e confira a tabela com as linhas e desvios de itinerário, bem como o esquema de trânsito.

‘Bloco da limpeza’

Além das tradicionais agremiações, o desfile oficial no Sambódromo vai contar com um bloco extra na avenida. A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) colocará ‘na pista’ 120 garis trabalhando durante os desfiles. O ‘bloco da limpeza’, como já é conhecido o grupo da Semulsp, entrará após a passagem de cada escola de samba, limpando o local para a entrada da próxima agremiação.

Cento e vinte garis irão trabalhar durante os desfiles (Foto: Alex Pazuello/Semcom)

Puxados pelo grupo ‘Garis da Alegria’, o ‘bloco da limpeza’ tem como tarefa principal limpar a pista e o espaço de movimentação popular, mas os trabalhadores sempre aproveitam para trabalhar com animação, passando a mensagem de cuidado com o lixo.

A limpeza da cidade para o Carnaval começou em janeiro, mas no dia da festa o serviço será intensificado, com trabalhos durante e depois do evento. A Prefeitura também disponibilizará dois carros coletores no interior do Sambódromo para atender à demanda de resíduos gerados pela festa.

Proteção infantojuvenil e à mulher

A Prefeitura de Manaus também estará com a Campanha Municipal de Combate ao Abuso, à Exploração Sexual e ao Trabalho Infantojuvenil, além da sensibilização contra o abuso e assédio de mulheres, nos desfiles das Escolas de Samba do Grupo de Acesso, nesta sexta-feira, 1º de março, e Especial, no sábado, no Sambódromo.

A campanha institucional é coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e Fundo Manaus Solidária. Aproximadamente 90 servidores das secretarias de Estado de Assistência Social (Seas), Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Conselho Tutelar, Juizado da Infância e da Juventude estarão envolvidos na campanha, nos dois dias de evento.

Todos receberam orientação baseada na portaria 001/2019 do Juizado da Infância e da Juventude Cível, que diz que “poderão assistir aos desfiles das escolas de samba crianças, a partir de 5 anos completos até 15 anos incompletos, acompanhadas de um dos responsáveis legais ou acompanhantes”. Outra orientação é quanto à proibição da venda de bebidas alcoólicas e cigarros para crianças e adolescentes, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e, principalmente, a exploração sexual e trabalho infantil.

Para que o público feminino possa tomar conhecimento dos seus direitos, a Subsecretaria de Políticas Afirmativas para as Mulheres, vinculada a Semasc, também estará presente nos dias de desfiles. A subsecretaria sensibilizará os foliões sobre o abuso e o assédio de mulheres, além de serem divulgados os serviços do órgão com a distribuição de material informativo, contendo a rede de proteção à mulher.

Para auxiliar na campanha, o folião que presenciar algum caso de violação de direitos, principalmente de crianças e adolescentes, deve recorrer aos canais de comunicação do município: Disque Denúncia: 0800-092-1407 e Disque Direitos Humanos: 0800-092-6644. Para a mulher, as denúncias podem ser direcionadas a Central de Atendimento à Mulher: 180, Disque Denúncia: 181 e Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher pelo telefone 3236-7012.

Comércio informal

Ainda durante o Carnaval, a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) vai trabalhar, em esquema de revezamento, com 80 fiscais, no ordenamento e fiscalização do comércio de ambulantes, no entorno dos locais onde serão realizados os eventos carnavalescos.

No dia do desfile do Grupo Especial das Escolas de Samba de Manaus (sábado, 2), um efetivo de 70 fiscais estará no entorno e dependências do Sambódromo, com 20 fiscais trabalhando das 8h às 14h, 25 das 14h às 19h e outros 25 das 19h à 1h da madrugada de domingo (3). Nos demais dias e locais de eventos na cidade, quatro equipes volantes vão atuar no ordenamento e fiscalização.

A Semacc ressaltou, ainda, que, de acordo com decisão judicial, é proibida a venda de churrasquinho no espeto e de bebidas alcoólicas em via pública, respectivamente, e destacou a obrigatoriedade do encerramento de bandas de rua, até 1h da madrugada (limite máximo).

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) atuará com equipes de conscientização sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Aids, além da presença de três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Manaus). O órgão também realizou o trabalho de inspeção e controle vetorial contra o Aedes aegypti. A Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus) também vai atuar na orientação dos vendedores quanto a práticas saudáveis de manipulação dos alimentos.

Semsa atuará com equipes de conscientização sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Aids, entre outras ações (Foto: Altemar Alcântara/Semcom)

Anúncio